3
respostas

O que é a "operação"?

Olá. Eu ainda tenho alguma dúvida do que é considerado uma operação. A execução de uma função sem laço é uma operação? Uma atribuição simples de valor a uma variável é equivalente? Veja que nesses dois casos, estamos falando de linhas de código eventualmente discrepantes.

3 respostas

Eu considero operação tudo o que o programa faz. Logo cada linha de código é uma operação

No contexto de complexidade de algoritmos, toda essas ações são denominadas operação. Embora uma operação possa ser mais complexa que a outra pela sua forma de operar (Exemplo Multiplicação e Soma), isso não é levado em consideração na hora de avaliar a complexidade de algoritmo. A complexidade de algoritmo esta em consideração a quantidade de operações realizadas para se obter o resultado. E quando você imagina uma quantidade enorme de operação sendo realizadas, a complexidade de uma operação unitária passa ser desprezível.

Não sei se consegui ser claro.

Resumindo, a Multiplicação é mais complexa que a Soma. Porém o que é mais fácil fazer multiplicar 1000 x 10, ou somar 1000 vezes o número 10? O número de operações é quem esta definindo o complexidade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software