10
respostas

O que devo estudar?

Galera, estou com uma dúvida. Faço faculdade de ciência da computação, estou no quinto período, peguei o alura a pouco tempo, com o objetivo de aperfeiçoar meus conhecimentos. Gostaria de uma opinião de vocês, eu estou querendo já começar a entrar no mercado e começar a produzir e sei que o melhor que tem a se fazer hoje é investir no mercado web, mobile, para um retorno rápido para começar a produzir algo. Na faculdade já estudo java, então pensei assim:

1.Fixar bem meus conhecimentos de java, com boas práticas e padrões de projeto.

2.Aprender versionamento com o git, que é fundamental para qualquer desenvolvedor.

3.Aprender uma linguagem de banco de dados como SQL, que é fundamental.

1. Aprender android.

5 Aprender a programar web (Por onde começar?).

O que acham desse meu roteiro de estudo? Estou aberto a opiniões.

10 respostas

Oi Gabriel, tudo bem ?

Qual é o seu foco ? É apenas entrar no mercado, ou entrar em alguma dessas categorias ?

Hoje grande parte dos sistemas são web, estudar para trabalhar com web já é um tiro bem certeiro, com isso você também seria obrigado a estudar sql e também Git, ou qualquer outro versionador.

O Android/ Ios, é bem legal e também é um mercado em ascensão, porém a maioria dessas aplicações vão precisar de um servidor, que é a parte web que você estudaria.

Espero ter deixado um pouco mais claro.

Abraços

O meu foco é se preparar para o mercado. Então o roteiro de estudo que fiz é bom? Também gostaria de saber quais tecnologias/linguagens estudar(Javascript,php e etc...)? Pois a gama de estudos da web é gigantesco e as vezes me perco.

Espero a resposta. Obrigado pelo feedback. Abraços.

Gabriel,

Eu, na sua posição, veria as vagas da sua cidade e das cidades que você tem interesse de trabalhar e com base nisso eu escolheria as tecnologias para estudar.

Entendo teu ponto de vista e realmente faz sentido. Mas de uma forma geral, para sair na frente, o roteiro de estudo que fiz é bom? Eu apenas gostaria de ter uma boa noção da construção de uma aplicação entendeu? Por exemplo: Um desenvolvedor pode saber muito de uma linguagem, mas se não souber puxar um dado de um banco de dados, ele acaba se tornando não muito funcional, está entendendo onde quero chegar?

Sim sim !

Você precisa entender todas as formas de manipular os dados num banco, pelo menos ter uma visão mais simples de cada coisa.

1°.Agora você entendeu meu ponto de vista. Assim gostaria de uma visão geral das tecnologias web, quais tecnologias aprender? Em uma gama tão grande como javascript (que está em grande evolução) e php.

2°. Meu roteiro de estudo está aprovado?

O ruim do js é que cada dia lança um framework novo e fica horrível de você tentar acompanhar.

PHP é bem bacana, mas também vários frameworks, contudo esse é mais de boa do que js.

Você pode dar uma olhadinha em C# ou Java, que são tecnologias bem utilizadas nas melhores empresas.

Sobre seu roteiro: está muito bom

Bons estudos :D

1°: Tu acha estudar Java para web um assunto ainda rentável para se sustentar no mercado? E C# pra web também? Gostaria de saber mas o uso dos frameworks dessas linguagens no mercado como Spring e etc... Não vejo muito produção de sites em java.

2°: Eu gostaria de trabalhar mais em back-end, mesmo assim, pelo o que percebo o conhecimento de html5 e css3 é fundamental, estou certo?

Spring hoje está sem bem utilizado no mercado, o C# também é utilizado !

Você vai precisar conhecer o básico de front, até recomendo você estudar bootstrap, porque é bem de boa de mexer e também torna sua aplicação bonita.

Geralmente as empresas tem design para cuidar do front

Então quando eu chegar na última parte do meu roteiro de estudo, que é estudar web, seria interessante estudar html, css e php (Até por que o php 7, parece um pouco com Java)? E deixaria Java apenas para a parte de mobile (android), pois acho os frameworks de java web pesados.