Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

o que deu de errado?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
    var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }

    function desenhaAlvo(x, y) {

        desenhaCirculo(x, y,  raio+20, 'red');
        desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
        desenhaCirculo(x, y,  raio, 'red');
    }

    function sorteiaPosicao(maximo) {

        return Math.floor(Math.random() * maximo);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio,Yaleatorio);
    }

    setInterval(atualizaTela, 1000);

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if ( ( x > xAleatorio - raio) 
            && (x < xAleatorio + raio) 
            && (y > yAleatorio - raio)
            && (y < yAleatorio - raio)) {

            alert("Parabéns você acertou o alvo!!!");
            alert(xAleatorio);
            alert(yAleatorio)
        }
    }

    tela.onclick = dispara
    
</script>

nao esta aparecendo o alvo pra clicar e aparecer a mensagem vc acertou, o que esta dando errado?

1 resposta
solução!

Oi Jhonny, tudo bem?

Pelo que vejo, parece que há um pequeno erro de digitação no seu código. Na função atualizaTela(), você chamou a função desenhaAlvo(xAleatorio,Yaleatorio); mas a variável Yaleatorio não existe. A variável correta é yAleatorio.

Portanto, a chamada correta seria desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);.

Aqui está a correção:

function atualizaTela() {
    limpaTela();
    var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
    var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
    desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}

Essa pequena mudança deve resolver o problema e fazer o alvo aparecer na tela.

Um abraço e bons estudos.