3
respostas

O que determina o tamanho da amostra?

Olá! Gostaria de saber qual a proporção da amostra comparada a população que determina se esta é uma amostragem grande ou pequena?

3 respostas

Oi Kaue tudo bem?

Essa é uma pergunta difícil. O tamanho da amostra é assunto de debate entre pesquisadores e estatísticos. Porque não tem uma regra definida. Veja por exemplo pesquisa eleitoral , tem gente que acha que a amostra é muito pequena , outros acham boa porque as pessoas escolhidas estão bem distribuídas pelo país.

No meio científico que é onde tive mais contato (nunca trabalhei com estatística geográfica) era comum vermos artigos e monografia de outros pesquisadores e nos basearmos na amostra dele e citar ela em nosso trabalho para justificar nossa decisão. Ou então perguntar para o orientador o quanto deveríamos tomar de amostra porém essa pode gerar dúvidas numa banca de TCC ou em um simpósio científico. O melhor é consultar outros trabalhos e depois consultar o orientador.

Espero ter ajudado!!!

Oi, André. Tudo bem sim! Obrigado por sua informação, na aula seguinte foi apresentado sobre graus de liberdade (n-1). Apliquei essa regra e simulei uma pesquisa eleitoral como estamos acostumados a ver, com 2000 respondentes. A diferença da variância entre a população x amostra foi de 0,2. Quando comparado com 5000 respondentes essa diferença cai para 0,04.

Seria em cima desses testes uma forma de saber o quanto o volume amostral é suficiente para dar um valor próximo da realidade?

Abraço!

Sim desse jeito é uma forma de saber.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software