Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

O que define a escolha de uma tecnologia para um projeto?

Boa noite, pessoal,

Tenho três perguntas mais gerais, talvez bem complexas/extensas de responder, que podem ajudar um profissional, ou até mesmo uma empresa, a se posicionar no mercado. Vamos lá:

  • Quais fatores vocês recomendam considerar ao defender uma tecnologia para um projeto? Pense no caso de você ou sua empresa estar concorrendo a uma vaga/projeto e precisa vender seu peixe.

  • Com um projeto em andamento, como defender a adoção ou troca de uma plataforma existente por outra? Pode ser entendido assim: como justificar esse custo para o cliente?

  • Como precificar e defender um modelo de suporte técnico para um cliente? Aqueles onde ele paga uma taxa mensal e você oferece algum serviço de manutenção e suporte.

Escolha uma das dúvidas e compartilhe suas ideias, método de trabalho/abordagem e experiências. Obrigado!

Coloquei essa pergunta no fórum de Governança pois entendo que a escolha da tecnologia é uma decisão envolvendo alinhamento entre áreas de negócio e tecnologia.

4 respostas

Como precificar e defender um modelo de suporte técnico para um cliente?

Um problema que já tive: o cliente tinha pouco tempo para escrever textos no site, então ofereci criação e inserção de conteúdo 1x por semana. Cliente achou muito caro pra fazer algo que ele poderia fazer (mas não fazia, e o site ficou desatualizado e sem uso).

Tentei contornar o problema: paga quando tiver atualização. Cliente concordou, mas nunca usou. Ê povo.

Alguma ideia de como poderia ter sido abordado esse problema?

E aí, Ricardo! Tudo bem? =)

Sempre que você, sua equipe ou empresa for definir quais tecnologias devem ser utilizadas em um projeto, geralmente são levadas em contas, principalmente, dois fatores: custo e tempo. Afinal de contas, tempo é dinheiro e ninguém quer perder dinheiro, né? =)

Dito isso, acho que um bom argumento na hora de escolher as tecnologias é, justamente, seu nível de familiaridade com elas... Se for algo que você não possui um certo domínio, você acabará levando mais tempo e seu concorrente pode se dar bem! Então, na minha opinião, nesse primeiro critério, se você estiver tentando fazer algo novo, do zero, para um cliente, opte por algo que você conheça e saiba que funciona! E, se ainda assim tiver várias opções, opte pela solução mais rápida!

Mas, acho importante apontar que, se não for um projeto de cliente, se for algo pessoal, por exemplo, você pode investir em novas tecnologias... Com isso você vai aprendendo mais e ganhando mais opções para futuros projetos! =)

No caso de um projeto que já está em andamento, é tranquilo de dar manutenção? Ou é um sistema "macarrônico", difícil de entender e que qualquer alteração pode levar horas?! Nesse caso, vale a conversa com o cliente para realizar uma alteração das ferramentas. Pensa que se ele está complexo agora, imagina conforme o sistema for crescendo... Vai ficar impossível no futuro! E se você começar uma mudança mais cedo, mais para frente as coisas serão mais fluidas e tranquilas, menos dolorosas. Rs...

Repare que sempre estou pensando em custo x tempo... Demorar muito tempo numa tarefa pode lhe custar uma vaga! Mas também não adianta nada fazer super rápido e meter a faca no preço, sacou? =)

Sempre tentar dar uma balanceada com os dois... Ver o que é uma prioridade para o cliente.

Na última parte, sobre precificar eu não posso ajudar muito. Rs... Mas acho que depois de um certo tempo você passa a ter uma noção de quanto tempo você leva para entregar o projeto e seu preço/hora. =)

Bom... Acho que é isso. Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma, mas qualquer coisa, manda aí que a gente vai dando uma olhada para tentar resolver, ok? =)

Abraço, bons estudos e boa sorte, cara!

Fábio

Oi Fábio! Obrigado pela resposta.

Teria algo a dizer sobre a escolha de uma linguagem só pela reputação que ela tem? Veja o caso que já presenciei:

Trabalhava em uma agência de publicidade. Haviam duas equipes: de PHP (da qual eu fazia parte) e Java. Um cliente queria fazer um sistema de controle de estoque para os 3 restaurantes dele (mesma cidade, diferentes bairros). Quando o projeto chegou até a equipe foi direto para o time de Java pois, segundo palavras do cliente, o "PHP não é robusto o suficiente pra sistemas complexos, Java é bom porque os bancos (instituição financeira) usam bastante".

Como sugere argumentar nesse caso?

solução!

Ricardo,

Essa frase do cliente tem fundamento... Mas ao mesmo tempo, acredito que não. Rs.

Uma coisa que é certa aí, é que o Java é uma linguagem bem robusta que nos permite fazer muitas coisas... O que eu não consigo lhe confirmar é se os bancos realmente a utilizam bastante, ou não... Além disso, eu não conheço muito de PHP para dizer se Java é melhor ou não.

Meu ponto forte é justamente Java, então eu, particularmente, tenho uma tendência a puxar para esse lado. Rs...

Mas esse é um outro ponto a ser analisado. Você deve fazer uma comparação entre as linguagens, pois algumas realmente possuem mais recursos que outras, sacou? Nesse caso específico de PHP vs Java, acredito que as duas sejam equiparáveis... Um case de sucesso do PHP é o próprio Facebook. A rede social mais acessada da atualidade é feita em PHP. =)

Enfim, tudo isso para dizer que você deve estudar o sistema e ver quais linguagens servem... =)

Espero ter ajudado,

Fábio

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software