E aí, Ricardo! Tudo bem? =)
Sempre que você, sua equipe ou empresa for definir quais tecnologias devem ser utilizadas em um projeto, geralmente são levadas em contas, principalmente, dois fatores: custo e tempo. Afinal de contas, tempo é dinheiro e ninguém quer perder dinheiro, né? =)
Dito isso, acho que um bom argumento na hora de escolher as tecnologias é, justamente, seu nível de familiaridade com elas... Se for algo que você não possui um certo domínio, você acabará levando mais tempo e seu concorrente pode se dar bem! Então, na minha opinião, nesse primeiro critério, se você estiver tentando fazer algo novo, do zero, para um cliente, opte por algo que você conheça e saiba que funciona! E, se ainda assim tiver várias opções, opte pela solução mais rápida!
Mas, acho importante apontar que, se não for um projeto de cliente, se for algo pessoal, por exemplo, você pode investir em novas tecnologias... Com isso você vai aprendendo mais e ganhando mais opções para futuros projetos! =)
No caso de um projeto que já está em andamento, é tranquilo de dar manutenção? Ou é um sistema "macarrônico", difícil de entender e que qualquer alteração pode levar horas?! Nesse caso, vale a conversa com o cliente para realizar uma alteração das ferramentas. Pensa que se ele está complexo agora, imagina conforme o sistema for crescendo... Vai ficar impossível no futuro! E se você começar uma mudança mais cedo, mais para frente as coisas serão mais fluidas e tranquilas, menos dolorosas. Rs...
Repare que sempre estou pensando em custo x tempo... Demorar muito tempo numa tarefa pode lhe custar uma vaga! Mas também não adianta nada fazer super rápido e meter a faca no preço, sacou? =)
Sempre tentar dar uma balanceada com os dois... Ver o que é uma prioridade para o cliente.
Na última parte, sobre precificar eu não posso ajudar muito. Rs... Mas acho que depois de um certo tempo você passa a ter uma noção de quanto tempo você leva para entregar o projeto e seu preço/hora. =)
Bom... Acho que é isso. Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma, mas qualquer coisa, manda aí que a gente vai dando uma olhada para tentar resolver, ok? =)
Abraço, bons estudos e boa sorte, cara!
Fábio