Bom dia pessoal, no vídeo da aula não foi de fato explicado o que seria uma regex, gostaria de uma maior explicação sobre o conceito de uma expressão regular.
Desde já agradeço pelo apoio!!!
Bom dia pessoal, no vídeo da aula não foi de fato explicado o que seria uma regex, gostaria de uma maior explicação sobre o conceito de uma expressão regular.
Desde já agradeço pelo apoio!!!
Sendo um pouquinho menos informal...
1) Imagine um alfabeto com somente duas letras: a,b
2) Considere uma "palavra" como a junção de uma ou mais letras de um alfabeto. Então, para o nosso alfabeto acima, algumas palavras válidas seriam aa, ab, aba, aabbaab.
3) Vamos pegar todas as palavras possíveis desse alfabeto e colocar num conjunto W: o conjunto de todas as palavras do alfabeto a,b.
Beleza. Então, sabemos o que é um alfabeto, uma palavra e o conjunto de todas as palavras de um alfabeto.
Agora, suponha que eu queira descrever todas as palavras do conjunto W que começam com a letra a. Veja que ali no passo (2) temos algumas. Percebe que uma palavra que começa com a letra a pode ter um número arbitrário de outras letras depois?
Então, para descrever esse subconjunto de W que contem todas as palavras de W que começam com a letra a, podemos escrever a seguinte expressão:
a.*
Onde:
.
significa qualquer letra*
significa "zero ou mais" do que está antes. Logo .*
significa "zero ou mais" de qualquer letra.Então, usando uma expressão, pudemos descrever um subconjunto de palavras de um determinado alfabeto.
Isso é uma expressão regular.
Olá pessoal, tudo bem?
Aproveitando o gancho do assunto e explicação do Felipe Torres para sugerir (caso tenha interesse em se aprofundar no assunto) o livro de um brasileiro lenda no tema regex ... Expressões Regulares - Uma abordagem divertida do Aurelio Marinho Jargas.
O livro é ótimo e esse tema já me salvou em várias ocasiões ao longo da minha carreira não só no contexto de código como em infraestrutura, Linux, etc ...
Um abraço e bons estudos.