Bom dia pessoal, no vídeo da aula não foi de fato explicado o que seria uma regex, gostaria de uma maior explicação sobre o conceito de uma expressão regular.
Desde já agradeço pelo apoio!!!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia pessoal, no vídeo da aula não foi de fato explicado o que seria uma regex, gostaria de uma maior explicação sobre o conceito de uma expressão regular.
Desde já agradeço pelo apoio!!!
Sendo um pouquinho menos informal...
1) Imagine um alfabeto com somente duas letras: a,b
2) Considere uma "palavra" como a junção de uma ou mais letras de um alfabeto. Então, para o nosso alfabeto acima, algumas palavras válidas seriam aa, ab, aba, aabbaab.
3) Vamos pegar todas as palavras possíveis desse alfabeto e colocar num conjunto W: o conjunto de todas as palavras do alfabeto a,b.
Beleza. Então, sabemos o que é um alfabeto, uma palavra e o conjunto de todas as palavras de um alfabeto.
Agora, suponha que eu queira descrever todas as palavras do conjunto W que começam com a letra a. Veja que ali no passo (2) temos algumas. Percebe que uma palavra que começa com a letra a pode ter um número arbitrário de outras letras depois?
Então, para descrever esse subconjunto de W que contem todas as palavras de W que começam com a letra a, podemos escrever a seguinte expressão:
a.*Onde:
. significa qualquer letra* significa "zero ou mais" do que está antes. Logo .* significa "zero ou mais" de qualquer letra.Então, usando uma expressão, pudemos descrever um subconjunto de palavras de um determinado alfabeto.
Isso é uma expressão regular.
Olá pessoal, tudo bem?
Aproveitando o gancho do assunto e explicação do Felipe Torres para sugerir (caso tenha interesse em se aprofundar no assunto) o livro de um brasileiro lenda no tema regex ... Expressões Regulares - Uma abordagem divertida do Aurelio Marinho Jargas.
O livro é ótimo e esse tema já me salvou em várias ocasiões ao longo da minha carreira não só no contexto de código como em infraestrutura, Linux, etc ...
Um abraço e bons estudos.