Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O que causa um aumento no tempo de execução do fit?

Olá.

Durante o curso, dois modelos criados demoraram muito para fazer o fit: o grid_search (10 minutos) e o rfecv (19 minutos).

Por favor, poderiam informar quais os fatores que podem causar um aumento no tempo de execução do fit? É por causa do tamanho da base? É a escolha dos hiperparâmetros? É um pouco de cada e mais outros fatores (quais?)?

Estou trabalhando com essa parte de criação de modelos em meu emprego atual, e gostaria de ter uma base, ainda que mínima, para conseguir justificar ao meu chefe quando ele eventualmente perguntar por que o treinamento do modelo está demorando tanto. Tem algum curso aqui na Alura que talvez informe mais sobre isso?

Obrigado!

1 resposta
solução!

Oi, Matheus, tudo certinho?

O tempo de execução do fit em um modelo de Machine Learning pode ser influenciado por diversos fatores, você inclusive mencionou alguns. Irei citar alguns deles:

• Ele pode ser influenciado pelo tamanho do conjunto de dados, quanto maior o conjunto de dados, mais tempo levará para treinar o modelo, pois o algoritmo precisa percorrer mais dados durante o processo de treinamento.

• Pela complexidade do modelo, por exemplo, modelos mais complexos, como redes neurais profundas, geralmente levam mais tempo para treinar do que modelos mais simples, como regressão logística ou árvores de decisão.

• A escolha dos hiperparâmetros, alguns hiperparâmetros podem aumentar o tempo de treinamento. Por exemplo, um valor maior para o número de iterações ou a profundidade de uma árvore de decisão pode aumentar o tempo de treinamento.

• Além desses, a potência computacional do hardware utilizado para treinar o modelo também influencia no tempo de execução.

Portanto, são vários fatores que influenciam no tempo de execução, e ao utilizá-los é importante levar em consideração.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!