Esta aula ampliou minha compreensão sobre como a Inteligência Artificial pode representar e resolver problemas complexos por meio de modelos estruturados. O conceito de espaço de estados me chamou atenção porque permite transformar situações do mundo real em problemas computacionais que podem ser analisados e solucionados por algoritmos.
Também achei muito interessante compreender a diferença entre estratégias de busca informada e não informada. Enquanto a busca em largura explora sistematicamente todas as possibilidades, algoritmos como o A* utilizam heurísticas para tornar a busca mais eficiente, reduzindo tempo e recursos necessários para encontrar uma solução.
Ao relacionar esse conteúdo com minha área de atuação, percebi que muitos desafios da gestão educacional podem ser modelados dessa forma. A identificação de alunos prioritários para acompanhamento, a definição de intervenções pedagógicas e até mesmo a previsão de riscos acadêmicos podem ser representadas como problemas de busca e otimização. Da mesma forma que um algoritmo procura o melhor caminho em um grafo, um sistema educacional inteligente pode buscar os percursos mais adequados para apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
A aula mostrou, de forma bastante prática, como conceitos matemáticos e computacionais podem ser aplicados na resolução de problemas reais, reforçando a importância da modelagem e da escolha adequada dos algoritmos para cada contexto.