1
resposta

O que aprendi até agora

  1. Só se melhora aquilo que se mede - Isso é fundamental! Sem medir o progresso, é difícil saber se estamos progredindo ou não. A medição nos ajuda a ajustar e melhorar continuamente nosso aprendizado.

  2. Razões para aprender - Entender por que estamos aprendendo algo nos dá motivação e direção. É importante ter um propósito claro para o aprendizado.

  3. Definir onde e quando vou usar meu aprendizado - Isso ajuda a tornar o aprendizado mais relevante e prático. Saber como e quando aplicar o que você aprendeu aumenta sua eficácia.

  4. Método SMART aplicado no aprendizado - O método SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-bound) é excelente para definir metas de aprendizado claras e alcançáveis.

  5. Exemplos reais de metas SMART -

  • Especificidade: Aprender a programar em Python.
  • Mensurável: Criar três projetos pequenos usando Python nos próximos dois meses.
  • Alcançável: Dedico duas horas por dia ao estudo de Python.
  • Relevante: Este conhecimento de Python é relevante para minha carreira em análise de dados.
  • Temporal: Concluir um curso online de Python em seis semanas.
  1. Modelo de Kirkpatrick - é usado para avaliar a eficácia de treinamentos. Ele possui quatro níveis:
  • Reação (como os participantes reagem ao treinamento)
  • Aprendizagem (quanto conhecimento foi adquirido)
  • Comportamento (mudanças observadas no trabalho como resultado do treinamento)
  • Resultados (impacto final no desempenho organizacional)
  1. Medição do processo de aprendizagem - Isso envolve acompanhar o progresso ao longo do tempo, usando avaliações, testes, projetos concluídos, entre outros métodos.

  2. Saber se estou aprendendo e aplicando para chegar no resultado - Avaliações regulares e auto avaliações ajudam a determinar se o aprendizado está sendo eficaz e se está sendo aplicado na prática.

  3. Medindo os blocos de aprendizagem - Dividir o aprendizado em partes menores e mensuráveis ajuda a focar nos objetivos de curto prazo e facilita a medição do progresso.

  4. Uma matriz para acompanhar a evolução - Uma matriz pode incluir metas SMART, prazos, resultados alcançados, e a evolução ao longo do tempo, fornecendo uma visão clara do progresso.

  5. Quantos planos de estudo eu posso ter? - Você pode ter quantos planos de estudo forem necessários, desde que sejam gerenciáveis e relevantes para seus objetivos de aprendizado. Cada plano pode ser adaptado para diferentes habilidades ou áreas de conhecimento que você deseja desenvolver.

Portanto, ao aplicar esses princípios e métodos, você poderá não apenas melhorar seu aprendizado de forma significativa, mas também terá meios concretos para medir seu progresso e alcançar seus objetivos com mais eficiência.

1 resposta

Excelente!!!