1
resposta

o que aprendi

minha reflexão sobre os 3 aprendizados mais marcantes do curso e como vou aplicá-los na prática:

1. Escuta ativa na venda consultiva – Aprendi que realmente ouvir o cliente, sem pensar apenas na próxima resposta, faz toda a diferença. Vou aplicar essa técnica imediatamente, prestando mais atenção às necessidades reais de cada cliente e fazendo perguntas mais estratégicas. Na próxima semana, vou avaliar se consegui melhorar minha conexão e identificação de oportunidades.
  2. Uso de perguntas poderosas – O curso me mostrou que estruturar bem as perguntas pode transformar a qualidade da conversa. Vou revisar meu roteiro de abordagem nos próximos três dias, substituindo perguntas fechadas por abertas e garantindo que sejam provocativas e relevantes para o cliente. Na semana seguinte, vou analisar se essas mudanças geraram respostas mais ricas e facilitaram a condução da conversa.
  3. Pitch emocional versus técnico – Entendi que focar na dor do cliente e contar uma história envolvente é muito mais impactante do que apenas listar características do produto. Em até cinco dias, vou reformular minha apresentação para torná-la mais envolvente e centrada no valor da solução. Depois de aplicar essa abordagem, vou refletir sobre o impacto na receptividade do cliente e ajustar conforme necessário.

Com essas ações, espero melhorar minha abordagem consultiva e tornar minhas vendas mais estratégicas e eficazes

1 resposta

Olá Marina, como vai?

É muito bom ver como você conseguiu identificar pontos chave e já traçou planos claros para colocá-los em prática. Definir prazos e planejar a reflexão sobre os resultados são ótimas estratégias para garantir a melhoria contínua.

Por exemplo, ao focar na escuta ativa, você poderá descobrir necessidades implícitas dos clientes, que talvez não fossem reveladas com perguntas mais diretas. Em relação às perguntas poderosas, ao reformular seu roteiro, você poderá conduzir conversas mais aprofundadas, que geram insights valiosos tanto para você quanto para o cliente. E a mudança para um pitch emocional, contando histórias e focando na dor do cliente, pode criar uma conexão muito mais forte e memorável do que apenas listar características técnicas do produto.

Continue compartilhando suas percepções e progressos. O fórum está sempre à disposição para auxiliar em sua jornada de aprendizado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!