0
respostas

o que aprendi

minha reflexão sobre os 3 aprendizados mais marcantes do curso e como vou aplicá-los na prática:

1. Escuta ativa na venda consultiva – Aprendi que realmente ouvir o cliente, sem pensar apenas na próxima resposta, faz toda a diferença. Vou aplicar essa técnica imediatamente, prestando mais atenção às necessidades reais de cada cliente e fazendo perguntas mais estratégicas. Na próxima semana, vou avaliar se consegui melhorar minha conexão e identificação de oportunidades.
  2. Uso de perguntas poderosas – O curso me mostrou que estruturar bem as perguntas pode transformar a qualidade da conversa. Vou revisar meu roteiro de abordagem nos próximos três dias, substituindo perguntas fechadas por abertas e garantindo que sejam provocativas e relevantes para o cliente. Na semana seguinte, vou analisar se essas mudanças geraram respostas mais ricas e facilitaram a condução da conversa.
  3. Pitch emocional versus técnico – Entendi que focar na dor do cliente e contar uma história envolvente é muito mais impactante do que apenas listar características do produto. Em até cinco dias, vou reformular minha apresentação para torná-la mais envolvente e centrada no valor da solução. Depois de aplicar essa abordagem, vou refletir sobre o impacto na receptividade do cliente e ajustar conforme necessário.

Com essas ações, espero melhorar minha abordagem consultiva e tornar minhas vendas mais estratégicas e eficazes