o que acontece se em "análise de trade off" tiver mais que 7 características?
o que acontece se em "análise de trade off" tiver mais que 7 características?
Patrícia, o número de características (linhas do quadro de análise de trade-offs) é ilimitado. O que está arbitrado em 7 são as colunas, com a escala de importância.
Olá, Roberto.
Tudo bem?
Como deve ser conduzida a elaboração de características com o grupo?
Erika, até o momento o grupo já definiu a visão do produto e o que ele é / não é / faz / não faz. Então, com base nisto, o grupo deve listar características que atendam aos atributos definidos. Por exemplo: se o produto é para crianças pequenas e é elétrico, então a característica "segurança" pode ser identificada pelo grupo como relevante, porque um produto elétrico em que crianças pequenas vão mexer precisa ser seguro. Segue-se a dinâmica de dar notas de importância para cada característica e assim identificar as mais essenciais. Lembre-se que o objetivo é chegarmos no MVP, então trabalhamos sempre com prioridades.
Roberto, bom dia.
Obrigada pela agilidade na resposta, no que se refere ao" grupo deve listar características que atendam aos atributos definidos", para ser eficiente, esse momento deve ser conduzido de qual forma? No Desing Sprint 2.0, é feito individualmente, em silencio. Por aqui, é um bate papo? Como selecionar o que vale ou não?
Erika, depende um pouco do contexto. Se percebermos, por exemplo, que alguns participantes são mais acanhados em discussões e exposição de opiniões, podemos tentar a técnica do mute mapping que você citou (as pessoas anotam suas considerações em silêncio, colocam no quadro e depois o grupo discute) ou então fazer um mix de atividades individuais e coletivas. Cabe à pessoa facilitadora usar meios para extrair o máximo da equipe e isto tem um quê de arte - não segue uma receita única.
Muito obrigada por todas as respostas.