3
respostas

O quão prejudicial é ficar criando uma Activity e qual a alternativa

Olá,

Tenho uma App de força de vendas onde um fluxo básico é:

O usuário alternando entre uma tela de resumo do pedido e a tela de pesquisa e escolha do produto.

E em alguns casos em que o usuário fica muito tempo (horas a fio) sem fechar o App, ele começa a ficar lento chegando a mostrar uma tela preta na navegação entre as activities.

Enfim tenho duvidas se a melhor opção para este caso é talvez ter uma activity que manipulam duas fragmenties e estas nunca seriam destruídas com isto a informação seria quase que estática e as variáveis ficariam em memoria o tempo todo sem precisar ser destruídas e recriadas (ou pelo menos diminuindo este processo).

Qual a opinião de vocês ou sugestões?

Obrigado, Tiago Grillo.

3 respostas

Oi Tiago, tudo bem?

Considerando que você quer realizar uma otimização, existem várias técnicas que podem ser consideradas. A primeira delas você já acertou, ou seja, usar fragments costuma ser o mais recomendado para possibilitar uma transação de views menos custosa.

Além disso, você pode considera o uso dos Architecture Components, como é o caso do Room, ViewModel e LiveData que vão facilitar a implementação da sua regra de negócio pensando nesses pontos que foram mencionados.

Para uma introdução de como você pode usar esses componentes, sugiro a leitura deste guia que explica os problemas comuns em Apps e como os Architecture Componentes acaba auxiliando.

Fique à vontade para manter a discussão sobre a leitura conforme suas conclusões e insights.

[]s

Olá,

Alex em primeiro lugar parabéns pela didática e pelo curso.

Vou estudar e retorno, obrigado.

Oi Tiago, muito obrigado pelo seu feedback! Fico contente que tenha gostado :)

Blz! Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software