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O quanto uma persona que construímos com 10 ou 15 pesquisados pode representar o público todo ?

Na minha empresa temos um time de UX e esse time tem realizado pesquisas só que é muito caro pesquisar e nem sempre conseguimos mais que 15 pessoas, mesmo assim usamos a teoria para obter o máximo de respostas possíveis só queria entender se mesmo essa visão com 15 pessoas faz sentido num público de quase 500 mil clientes.

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Oi, Fabio, tudo bem?

Pesquisar essas 15 pessoas faz sim bastante sentido e realmente ajuda o time a coletar dados importantes.

Com certeza com uma amostra de usuários maior os dados seriam mais precisos, mas você pode estudar mais sobre no site da Survey Monkey

No final de página há alguns links que te permitem fazer contas sobre a margem de erro de uma amostra ou mesmo te passar o tamanho da amostra de acordo com a margem de erro escolhida por você.

Utilizando os dados que você me passou, percebi que com 15 usuários num total de 500.000 a margem de erro fica em 25%, que não é um número tão alto, mas também não tão baixo.

Então, dependendo do quanto o time está disposto a aceitar o tamanho da margem de erro, uma quantidade pequena de usuários pode ser bem útil.

Que massa! Bom saber que dá para usar estatística nesse processo.

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