Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O Pycharm não reconhece a biblioteca validate_docbr

No site Pypi, existe o código:

pip install validate-docbr

Já coloquei tal código tanto no prompt de comando do Windows quanto no terminal do PyCharm, porém o PyCharm continua não reconhecendo a biblioteca. O que fazer?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O site é: https://pypi.org/project/validate-docbr/

5 respostas

Boa tarde, Eliabe!

Passei pelo mesmo problema e encontrei como solução fazer a instalação sem usar o prompt, diretamente pelo pycharm logo na parte inferior. No rodapé da IDE vaõ ter essas opções, só clicar na em azul:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ele irá abrir uma aba com o cursor de texto na barra de pesquisa. Basta pesquisar a validate-docbr por lá e clicar em install fazer sua instalação:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado. Se deu certo marque o tópico como resolvido para eu saber, por favor. Bons estudos :)

Obrigado pela resposta. Tentei fazer o que você indicou, mas ainda não aparece a biblioteca em questão. Em vez disso, aparece:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sem esses pacores nao dá para acompanhar bem os cursos da Alura.

Hmmm, entendi! Poderia mandar print do que aparece na mensagem de erro, por favor?

Caso não saiba como faz pra exibir é só clicar alí em details ou event log no canto inferior direito :)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Quando eu tento ir para o console, acontece isso, mas o PyCharm continua nao aceitando a biblioteca: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Então seu problema é igualzinho o meu mesmo kkkk Faz um tempinho que tive isso então não tenho certeza se foi essa a solução mesmo, mas eu tive que desisntalar o python 3.10 e reinstalar ele na minha máquina pra poder instalar a lib e fazer os códigos funcionarem. Mas só pra tirar a dúvida tente essas outras 3 coisas antes porque pode funcionar:

  1. No canto inferior direito você pode selecionar o interpretador que deseja usar, clique na abinha e selecione interpreter settings. Na janela que ele abrir clique na engrenagem no canto superior direito e selecione add. Outra janela irá abrir, deixe a opção New Environment selecionada e escolha o base interpreter na versão que tiver na sua máquina, se tiver mais de uma escolha a que quiser usar no ambiente virtual. Quando clicar em ok o pycharm vai criar um novo ambiente virtual para sua pasta de projeto na versão que tiver escolhido. Após o carregamento pode clicar em ok novamente e tente fazer a instalação da biblioteca de novo pelo packages do pycharm:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  1. Se não der certo fazendo isso, vou deixar um link que encontrei da própria jetbrains que explica como instalar e atualizar pacotes no pycharm pode ser que encontre alguma solução mais específica por lá: https://www.jetbrains.com/help/pycharm/installing-uninstalling-and-upgrading-packages.html;
  2. Baixar o python 3.10 pelo microsoft store e repetir o primeiro processo, mas passando esse novo interpreter para criar o ambiente;
  3. Se nenhuma dessas der certo tente desistalar o python da máquina e instalar novamente, provavelmente resolva.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software