3
respostas

O PyCharm dá erro quando digito ç

Quando digito:

print("Bem vindo ao jogo da advinhação")

Ele retorna o erro: SyntaxError: Non-ASCII character '\xc3'

Mas quando digito:

print("Bem vindo ao jogo da advinhacao")

Dá tudo certo, como faço pro PyCharm reconhecer caracteres como o "ç"?

3 respostas

Tem alguma coisa bastante errada com o meu PyCharm, olha, ele dá erro até quando eu defino uma variável.

Boa noite Ana,

Verifique no canto inferior direito da tela, qual codificação está sendo utilizada pelo PyCharm.

Acredito que alterando para UTF-8 resolva esse problema. Uma opção para verificar seria adicionar a primeira linha do programa conforme: # -- coding: utf-8 - tal como informado, por exemplo no endereço https://cursos.alura.com.br/forum/topico-como-resolver-problema-de-enconding-syntaxerror-non-ascii-character-xc3-in-but-no-encoding-declared-32968 e também em https://stackoverflow.com/questions/10589620/syntaxerror-non-ascii-character-xa3-in-file-when-function-returns-%C2%A3 para você verificar se o problema é solucionado. Entretanto creio que não seja a solução correta, mas sirva de teste, uma vez que, pelo que vi nas pesquisas que fiz, o UTF-8 seria já um valor default do PyCharm.

Atenciosamente, Paulo Patrocínio

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Ana,

Com relação ao seu comentário: "Tem alguma coisa bastante errada com o meu PyCharm, olha, ele dá erro até quando eu defino uma variável."

Atente para as recomendações de nomeação das variáveis, de não utilizar caracteres especiais, nem acentuação. Siga as intruções dadas no vídeo e não terá problemas com as variáveis.

Sei que não é fácil acostumar a escrever sem "ç" e acentuação, mas faz parte das "boas práticas" de programação.

Até onde sei, nos comentários inseridos no programa, é possivel utilizar sem problemas.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software