<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
<meta charset="UTF-8">
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">
<title>Document</title>
</head>
<body>
<canvas width="800" height="600"></canvas>
<script>
//criar a tela
let tela = document.querySelector("canvas");
//criar pincel
let pincel = tela.getContext('2d');
//desenhando a tela
pincel.fillStyle = "#002244"
pincel.fillRect(0,0,800,600);
pincel.fill();
function desenharTela(){
pincel.fillStyle = "#002244"
pincel.fillRect(0,0,800,600);
pincel.fill();
}
//criando a bolinha
function criarBolinha(x, y, raio){
pincel.fillStyle="#69BE28";
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
console.log(raio);
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 800, 600);
desenharTela();
}
let raioMaximo = 30;
let raioMinino = 20;
let raio = 20;
let contador=1;
function atualizarTela(){
if (raio >= raioMaximo){
contador = -1;
} else if (raio <= raioMinino){
contador = 1;
}
limpaTela();
raio = raio + contador;
criarBolinha(400,300,raio);
}
setInterval(atualizarTela, 20);
</script>
</body>
</html>