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resposta

O pulso ainda pulsa ...

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    var raio = 20;
    var acrescentar = 1;
    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }      
    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if(raio > 30) {
           acrescentar = -1;

        } 
        else if (raio < 20) {
           acrescentar = +1;
        }


        desenhaCirculo(300, 200, raio, 'blue');
        raio = raio + acrescentar;

    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

</script>
1 resposta

Da maneira que vc fez o seu codigo o raio vai de 20 a 31, e então entra no "if (raio > 30)" que diminui o raio em 1, e no final da função o raio é somado com 1 novamente e fica nesse loop infinito 31 -> 30 -> 31 -> 30...

function atualizaTela() {
        limpaTela();
         if (raio > 30) {
             raio = raio - 1;
        }
        else if (raio < 20) {
            raio = raio + 1;
        }

    desenhaCirculo(300,200,raio,'blue');
    raio = raio + soma;

    }