<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var bolinha = 1;
var irParaDireita = 1;
var tamanho = 10;
function atualizaTela() {
limpaTela();
if (x >= 600) {
irParaDireita -= 1;
} else if (x <= 0) {
irParaDireita += 1;
}
if (tamanho > 30) {
bolinha -= 1;
} else if (tamanho < 10) {
bolinha += 1;
}
desenhaCirculo(x, 100, tamanho);
x += irParaDireita;
tamanho += bolinha;
console.log(x);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>