1
resposta

O Pulso ainda pulsa!

Usei a mesma lógica do execício anterior "Tudo que vai volta", mas não funcionou.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var raio = 20;

    var crescimento = 1;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if( raio > 30) {
            crescimento = -1;
        } else if (raio < 20) {
            crescimento = 1;
        } 

        desenhaCirculo(x, y, raio);
        raio = raio + crescimento;
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

</script>
1 resposta

Fala, Sergio! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

O que acontece é que ao chamar a função desenhaCirculoespera-se receber um valor xe um valor y. Quando rodamos o código ele não encontra os valores para a construção do círculo.

desenhaCirculo(x, y, raio);

O que pode ser feito é chamarmos os valores no lugar das variáveis x e y

desenhaCirculo(300, 200, raio);

Ou podemos criar variáveis globais (fora das funções) para que possamos atribuir os valores às variáveis

    var x = 300;
    var y = 200;

O código ficaria dessa forma

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var raio = 20;

    var crescimento = 1;

    var x = 300;
    var y = 200;

    function atualizaTela() {

        limpaTela();

        if( raio > 30) {
            crescimento = -1;
        } else if (raio < 20) {
            crescimento = 1;
        } 

        desenhaCirculo(x, y, raio);
        raio = raio + crescimento;
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

</script>

Espero ter ajudado, Sergio!

Um abraço e bons estudos!!!

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