Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

O proposto para paginação só funciona se o backend esperar o parâmetro de paginação?

Bom, na aula foi mostrado o carregamento de apenas 12 fotos, usando o método HttpParams, para que assim só se retornasse os 12 dados desejados. Porém, isso só funciona caso o backend esteja preparado para essa paginação? Existe alguma forma de paginar dados, talvez usando algo do RxJs para quando se deseja paginar dados na View sem que o backend esteja preparado para retornar dados paginados?

3 respostas

Nada ainda ? :/

solução!

É possível, mas é uma má prática quando a quantidade de dados é grande. Imagine o facebook carregando todos os posts de uma só vez? Paginação real envolve alteração no backend. Agora, se você quiser fazer uma paginação falsa, basta retornar todos os dados através do seu serviço, armazenar na propriedade do seu componente e aplicar uma simples lógica de programação que pegue os dados de X em X. Mas eu não recomendaria, mesmo que os dados sejam pequenos, porque aplicações crescem e no final você acabará tendo que alterar sua paginação.

Agora, nada impede que o seu backend receba o parâmetro de paginação de outra forma, contanto que siga o protocolo http.

Obrigado Flávio. Então coisas como o virtualscroll do Ionic, podem se tornar problemáticas com o crescimento da aplicação, senão houver uma paginação real né..

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software