Olá, estou fazendo a aula e o prompt não mostra os caracteres "ç" e "ã", vocês podem me ajudar?
Olá, estou fazendo a aula e o prompt não mostra os caracteres "ç" e "ã", vocês podem me ajudar?
Olá,
Talvez esse tópico possa te ajudar:
https://cursos.alura.com.br/forum/topico-acentuacao-com-setlocale-nao-funciona-105663
Diego, boa tarde.
Estou com o mesmo problema do colega Allan.
Esse tópico felizmente resolveu! Revirei atrás de muitos tópicos mas esse foi o único que deu certo.
Muito obrigado.
Oi, fiz o que estava no tutorial, mas o problema segue. Estou usando Windows 11, e o compilador MinGW. Para a criação dos códigos, Sublime. Você pode me ajudar por favor?
Allan, boa noite.
Coloca mais 2 bibliotecas antes
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
dentro do main coloque logo no início o seguinte: setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
Tenta compilar e nos avisa.
Vou mandar um print aqui pra tu ver como fica.
Oi, Rafael, agora deu certo! Obrigado demais pela ajuda! Vou seguir com as aulas!
Sucesso então!
Se quiser posso mostrar como compilar dentro do próprio Sublime, que já adianta bastante.
Abraços e boa sorte!
Acentuação de caracteres em C com locale.h
A utilização do arquivo locale.h e da função setlocale() configurada adequadamente vai garantir que caracteres especiais, como “ç” e acentuação sejam exibidos normalmente em nosso programa.
Isto é feito usando o comando setlocale da biblioteca locale.h.
Exemplo
Um programa-exemplo que altera a localidade para a localidade padrão do sistema operacional.
Assim, se você estiver usando um sistema operacional em português o suporte ao idioma padrão do sistema será configurado para o programa escrito em C através da função setlocale.
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <locale.h>
int main(void)
{
setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
printf("Alô mundo! \n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Oi, Eduardo! Obrigado pela explicação, deu pra entender bem. Massa Rafael, quero sim saber como compilar dentro do Sublime, você pode mostrar? Valeu demais!
Boa tarde Allan.
Segue o link do tópico que abri sobre a compilação no Sublime para não floodar por aqui. https://cursos.alura.com.br/forum/topico-compilando-atraves-do-sublime-203618
Abraços!