Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O Product Owner pode alterar o Product Backlog?

Olá,

Antes do exercício, há um pequeno texto com a seguinte afirmação sobre o Product Backlog e do Sprint Backlog: O P.O. pode alterar ambos e o restante do time pode tanto influenciar o Product Backlog, quanto até alterar o Sprint Backlog.

Porém, pelo que li no Scrum Guide, somente o DevTeam pode mudar o Sprint Backlog: Only the Development Team can change its Sprint Backlog during a Sprint. The Sprint Backlog is a highly visible, real-time picture of the work that the Development Team plans to accomplish during the Sprint, and it belongs solely to the Development Team.

A propósito, depois do exercício há mais um pequeno texto que corrobora o que está no Scrum Guide. Poderiam checar? Acho que só começo da página é que está incorreto.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá Elton,

o texto está de fato um pouco dúbio aqui. A ideia que o Scrum Guide quer passar é que de fato quem mantém o Sprint Backlog atualizado, no sentido mover as histórias pelo critério de pronto e até eventualmente adicionar ou remover alguma história, são os desenvolvedores. Muitas pessoas confundem os papéis e acham que é responsabilidade do Scrum Master atualizar o Sprint Backlog no quadro de histórias, então por isso eles deixam claro que é na responsabilidade dos desenvolvedores este trabalho.

No entanto, caso apareça alguma necessidade na qual o P.O. precisa justamente acrescentar ou remover alguma história do sprint backlog, ele pode negociar durante a sprint com os desenvolvedores pedindo esta mudança. Então ele acaba sendo gerenciado pelo time como um todo.

Vou atualizar o texto da pergunta para melhorar a sua interpretação.

Obrigado novamente Lucas. Estou estudando para o PSPO I e esses detalhes podem virar pegadinha na hora do exame...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software