Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O princípio de Pareto

O princípio de Pareto é basicamente um grande 'cut the bullshit'? Como definir qual retorno focar? Pois por um lado há tarefas que eu sei que me trarão maior retorno financeiro imediato, mas outras me levarão ao meu objetivo de me tornar um programador. Como esse princípio pode me ajudar nesse caso?

1 resposta
solução!

Olá, Lucas! Tudo bem?

O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra 80/20, sugere que 80% dos resultados vêm de 20% das ações. Em outras palavras, nem todas as tarefas têm o mesmo impacto. Algumas são mais importantes e trazem mais resultados do que outras.

No seu caso, você mencionou que tem tarefas que trazem um retorno financeiro imediato, mas também tem tarefas que o ajudarão a se tornar um programador. A chave aqui é identificar quais dessas tarefas são as mais importantes para você a longo prazo.

Por exemplo, se tornar um programador pode não trazer um retorno financeiro imediato, mas pode ser uma das tarefas mais importantes para o seu futuro. Nesse caso, de acordo com o Princípio de Pareto, você deveria focar mais nessa tarefa, mesmo que ela não traga um retorno financeiro imediato.

Por outro lado, se as tarefas que trazem um retorno financeiro imediato são essenciais para o seu sustento e bem-estar, então elas também podem ser consideradas como parte do 20% que trazem 80% dos resultados.

O Princípio de Pareto é uma ferramenta útil para ajudá-lo a focar e priorizar suas tarefas. No entanto, é importante lembrar que cada situação é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Portanto, é importante adaptar este princípio à sua situação específica.

Bons estudos!