Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

O Power BI dele está diferente do meu...

Como eu faço para ficar igual ao dele??? Acho que atualizou. Tem algum curso com a versão atualizada da plataforma?

3 respostas

Ei, Mariana! Tudo bem?

O Power BI passa por atualizações constantes mesmo, é comum que dê alguma diferença em algumas funcionalidades.

Para ter um aplicativo Power BI mais próximo possível do Instrutor e ainda mais atualizado que faça o seguinte;

• Primeiro veja a versão do seu Power BI indo em Ajuda > Sobre. A versão mais recente é essa na imagem abaixo:

Captura de tela da interface do Microsoft Power BI Desktop mostrando a verificação da versão do aplicativo. Na barra de menus superior, a guia "Ajuda" está selecionada com o número 1 em um círculo vermelho. Logo abaixo, na barra de ferramentas, o botão "Sobre" está destacado por um retângulo vermelho acompanhado do número 2. No centro da tela, uma janela modal intitulada "Microsoft Power BI Desktop" exibe as informações do sistema, com destaque em retângulo vermelho e o número 3 para o texto "Versão: 2.157.879.0 64-bit (agosto de 2026)". A janela também contém links de apoio, dados de diagnóstico desfocados e o botão "Fechar" no canto inferior direito.

Caso a sua versão seja bem anterior a essa, recomendo que baixe a nova versão e direto da Microsoft Store para sempre manter atualizado. Acompanhe os passos:

• Desinstale o Power BI que você tem.
  • No campo Pesquisar do Windows, digite Microsoft Store.
  • Abrirá a janela da Microsoft Store, no campo de busca digite: Power BI Desktop.
  • Clique no botão azul escrito Instalar.

Captura de tela da aplicativo Microsoft Store exibindo a página do programa Power BI Desktop. No topo, uma seta vermelha aponta para a barra de pesquisa onde está digitado "Power BI Desktop". Logo abaixo, na área principal do aplicativo, outra seta vermelha indica o título principal "Power BI Desktop", ao lado do ícone oficial da ferramenta, nome do desenvolvedor Microsoft Corporation, avaliação de 4,9 estrelas, quantidade de classificações e a categoria Negócios. A tela também exibe uma breve descrição do aplicativo, um botão azul com o texto "Abrir", a indicação de licença "Livre" em verde e a seção inferior reservada para capturas de tela.

Observação: o meu está com o botão escrito abrir ao inves de instalar porque eu já tenho o Power BI instalado por esse caminho.

E se sua versão está igual a minha ou próxima, está tudo certo, conseguirá acompanhar o curso sem dificuldades. Mas, qualquer dúvida que surgir, é só compartilhar aqui no fórum, estaremos por aqui.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Estou usando a versão 2.157.879.0 64-bit (agosto de 2026).

Ao arrastar uma coluna da minha tabela para o painel, não aparece um número e sim um gráfico de coluna vertical (soma dos lucros). A opção de apenas aparecer o número no painel não está entre as possíveis visualizações. Não apareceu a caixa "sugerir um visual" e nas opções de "cálculo do visual" aparece "média móvel", "média dos filhos", "percentual do total"; mas não aparece algo como "média simples".

Ei, João! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o retorno, eu estava de férias.

Entendi, nesse caso o que aconteceu é que outro visual foi selecionado (o gráfico de colunas) e não o cartão que possui a média, a soma e etc. Sendo assim, faça o seguinte:

• Selecione novamente a coluna Pets.
  • Clique em Compilar, marque a opção de cartão (ele tem os números 123 como mostra na imagem).
  • E assim aparecerá as opções operacionais para essa cartão.

Veja nesta imagem:

Captura de tela do Microsoft Power BI mostrando uma sequência de interação destacada em vermelho. No painel "Sugerir um visual", o ícone de "Relâmpago" no menu vertical esquerdo e o ícone de visual do tipo "Cartão" estão selecionados. No campo "Campos", a opção "Soma de Pets" tem um ícone de seta para a direita selecionado, que abre o painel "Dados". Nele, a opção "Média" está destacada na lista suspensa "Resumo", mostrando como alterar a agregação de um campo em um visual sugerido. À esquerda, um visual de cartão é exibido com o título "14 Mil" e a legenda "Soma de Pets".

Outra forma de fazer, é clicar na coluna Compilar no menu suspenso na lateral direita do PBI. Selecionar a coluna Pets e escolher o visual Cartão.

Captura de tela do Power BI com o painel "Compilar" aberto à esquerda, exibindo várias sugestões de gráficos. O ícone de gráfico de barras está selecionado. Abaixo, na seção "Valor", o campo "Soma de Pets" está inserido e uma seta à direita está destacada. Ao clicar na seta, um menu suspenso de agregação é aberto à direita, com a opção "Média" destacada, mostrando as alternativas de resumo de dados. No canto superior direito, o ícone de dados também está destacado.

Espero ter ajudado e que dê certinho, abraço!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!