Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O placar não marca a pontuação todas as vezes que a bolinha bate na parede limite.

https://scratch.mit.edu/projects/622034858

Após revisar o gabarito do professor, notei que esta parte do código estava diferente, mas ainda não consegui perceber a diferença entre fazer desta maneira e separar em dois blocos a pontuação dos placares das duas raquetes. Dúvida no código

5 respostas
solução!

Olá, Guilherme! Como está?

Sua dúvida é muito pertinente e para compreender essa diferença é importante lembrar que o Scratch faz a leitura do código linha por linha. Nesse sentido, o bloco sempre irá repetir tudo o que está em seu interior (seu escopo) mas observe bem que para a bolinha pontuar para o jogador (ou seja, a posição x da bolinha ser maior que 229 e adicionar um ponto a variável meus pontos) o código primeiro precisa esperar que o oponente faça um ponto.

De forma sucinta, para que você tenha um ponto no seu placar primeiro precisa esperar que o oponente faça um ponto.

Por outro lado com o código dividido, assim que a bandeirinha verde for clicada a verificação do bloco "espere até que" acontecerá de forma simultânea e independente (assim não precisamos esperar pelo oponente marcar um ponto).

Tudo certinho?

Espero que tenha ajudado!

Fico à disposição em caso de dúvidas!

Um abraço e bons estudos!

Boa noite, passei pela mesma situação. Ao separar os códigos, conforme a explicação, minha pontuação começou a subir de 6 em 6 pontos, a cada vez que a bolinha toca na borda do oponente.

Oi, Luiz! Tudo bem?

Poderia compartilhar seu projeto?

É possível que seja algo relacionado a sensibilidade de colisão, loop ou mesmo formato da bolinha.

Fico no aguardo!

Abraços!

Refiz o projeto, ainda tem bug's na pontuação mas, os códigos estão iguais aos do gabarito.

Luiz, é provável então que o problema esteja nos desenhos dos atores, pois às vezes um ator fora do ponto central da área de desenho pode comprometer todo o comportamento do jogo. Se você puder compartilhar o link do seu projeto, com certeza vou poder visualizar melhor o problema.

Um abraço e até breve!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software