1
resposta

O perfil de "usuário" é fácil de ser encontrado? É necessário a empresa contratar pesquisa?

A empresa pode encontrar no seu ambiente interno, como o banco de dados e traçar o perfil ou é necessário um "recrutamento" um especialista ,para identificar o usuário a qual se destina seu produto eou/serviço?

1 resposta

Bom dia Nadja, tudo bem.

É uma pergunta muito válida, na minha visão é sempre bom "recrutar" um especialista, seja uma pessoa ou empresa.

Mas isso sempre vai cair no custo benefício e complexidade do projeto/negócio. Muitas vezes o perfil do usuário é fácil de tratar devido a uma quanitdade de bons dados adquiridos no desenvolvimento como um todo.

Outras vezes é necessário fazer este tipo de analize antes do desenvolvimento, assim os dados ficam muito turvos se não forem feitos por profissionais.

Então é uma situação muito peculiar de cada empresa. Uma experiêcia que eu tive foi a seguinte:

Eu trabalhava em uma empresa que fornecia clube de vantagens para entidades de classe como sindicatos e afins, e não foi necessário fazer uma pesquisa de mercado para entender o público pois sabemos (pelo banco de dados) que 70% do nosso público eram aposentados e não possuiam o costume de usar sistemas digitais, então nosso layout precisava se adequar à esta características, e podiamos ver também que os 30% ativo nessas entidades de classe eram mais ativos dentro do sistema, então dentro do sistemas precisamos gerenciar muito bem qual grupo acessava quais áreas para trablhar a melhor resposta dentro de áreas separadas.

Nesta situação a empresa não contratou uma empresa para interpretar esses dados pois todos eram muito claros, e o capital da empresa nao era grande.

Espero ter ajudado um pouco ^^, um abraço