12
respostas

o olá mundo não rodou

Ao executar o programa aparece o seguinte erro:

bin/main.dart:1:8: Error: Error when reading 'lib/dart_assincronismo_1.dart': O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

12 respostas

Olá Marcos!

Parece que o erro que você está enfrentando está relacionado ao arquivo dart_assincronismo_1.dart que o sistema não conseguiu encontrar. Isso geralmente acontece quando o arquivo mencionado no código não existe ou está no local errado.

Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:

1. Verifique o Caminho do Arquivo: Certifique-se de que o arquivo dart_assincronismo_1.dart realmente existe na pasta lib. Se não existir, você precisará criar esse arquivo ou ajustar o caminho no seu código para apontar para o arquivo correto.

2. Renomeação de Arquivos: No processo de criação do projeto, pode ter ocorrido um erro na renomeação dos arquivos. Verifique se você seguiu corretamente os passos para renomear o arquivo dart_assincronismo.dart para main.dart na pasta bin.

3. Atualize as Referências: Se o arquivo foi movido ou renomeado, você precisará atualizar qualquer referência a ele no seu código. Isso pode incluir importações ou chamadas de função.

4. Limpeza de Cache: Às vezes, problemas podem ocorrer devido a cache desatualizado. Tente limpar o cache do seu projeto com o comando dart pub cache repair.

5. Revisão do Código: Verifique se há alguma linha no seu código que tenta importar ou utilizar o arquivo dart_assincronismo_1.dart. Se não for necessário, remova ou comente essa linha.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o seu problema. Bons estudos!

Como está a raiz do seu projeto? Algo parecido com isto?

projeto/ ├── bin/ │ └── main.dart ├── lib/ │ └── dart_assincronismo_1.dart ├── pubspec.yaml

Tenta executar o comando cd (nome do arquivo) e roda dart run (nome do arquivo)

Caso não consiga resolver, tira um print da tela e manda para nós respondermos!! Um grande abraço!

Olá obrigado pelo retorno.]

Não sei como verificar o caminho do arquivo.

Não sei como renomear um arquivo.

Não sei como atualizar uma referência.

Não sei como limpar o cache.

Não sei revisar o código.
 Não sei como ver a raiz do projeto. 
 Tentei fazer do início criei um monte de arquivos e agora apareceu outro erro: Invoked Dart programs must have a 'main' function defined

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

ONDE EU ENTRO AQUI PARA APAGAR TUDO QUE JÁ FIZ E COMEÇAR DO ZERO? 

Ao clicar F1 apaguei todas os arquivos:

Passo a Passo para Executar o Arquivo Dart

1. Entre no seu projeto:

• Use a linha de comando ou abra o projeto de maneira convencional.
  2. Abra o terminal:

• Pressione CTRL+J para abrir o terminal integrado no seu editor de código (por exemplo, VS Code).
  3. Navegue até o diretório do projeto:

• No terminal, mude para o diretório lib digitando:
      cd lib

4. Execute o arquivo Dart:

• No terminal, digite o comando para executar o arquivo:
      dart run nome_do_arquivo.dart

• OBS: Se você não renomeou o arquivo, ele deve estar com o nome main.dart.
  5. Renomear arquivos:

• Para renomear um arquivo, selecione-o no explorador de arquivos, pressione F2 ou clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Renomear".
  6. Não precisa limpar o cache:

• Basta mudar para o diretório correto e rodar o comando dart run.
  7. Sobre a pasta bin:

• A pasta bin é recomendada apenas para o executável do seu programa. No entanto, para fins didáticos, você pode usar qualquer uma das duas pastas (lib ou bin).
    • Se desejar continuar usando a pasta bin, altere o comando de navegação para:
      cd bin

Nota Importante

O erro que você está encontrando ocorre porque não há nenhum arquivo com o nome especificado no diretório padrão. Verifique se o nome do arquivo está correto e se ele está no diretório esperado.

Espero que isso ajude! Se precisar de mais alguma coisa, estou aqui para ajudar!

Caso o erro persista, eu recomendo que volte para cursos mais introdutórios para que você veja os conceitos básicos e se familiarize com a IDE e com a sintaxe e dinamismo de Dart, um forte abraço!! Bons estudos

Olá Henry,

Mais uma vez muito obrigado.
Quais cursos introdutórios você indica?

Esse: aqui você vai aprender o básico ds sintaxe, não ignore o básico, aprenda sobre estruturas de dados e tudo que você tem direito, mais uma vez, pratique quantas vezes for preciso Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Caso tenha mais alguma dúvida, pode mandar aqui, e se quiser me acompanhar no GitHub meu user é EuPhietro. Se caso eu tenha resolvido sua dúvida, marque esse tópico como resolvido!

Vou descrever o passo a passo que estou seguindo para que você me mostre onde estou errando:

Escolhi o curso de progamação mobile em dart e estou na terceira aula cuja título é "INSTALANDO PACOTE HTTP". Eu já tinha instalado no meu computador o Android Studio, e de acordo com a segunda aula instalei o VS Code com as extensões Dart e Flutter já instaladas, bem com SDK do Flutter. Também já fiz os testes no prompt de comando e no power shell, está tudo OK.

Abri uma conta no Github.

De acordo com o vídeo da terceira aula o professor pede para copiarmos o arquivo accounts.json apertando em RAW:

QUANDO ELE APERTA RAW FICA ASSIM:

AO APERTAR RAW O MEU FICOU ASSIM:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAgora ele pede para abrir o VSCODE e não fala o que eu faço com o arquivo.json que gerei ao apertar o RAW.

1º EU ABRI O VS CODE 2º APERTEI F1 E SELECIONEI DART: New Project

3º SELECIONEI CONSOLE APPLICATION CONSOLE

4º PASSO ABRIU ESSA TELA, E EU APERTEI EM SELECIONAR UMA PASTA PARA CRIAR O PROJETO]

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ATÉ AQUI ONDE ESTÁ ERRADO?

5º O PROFESSOR PEDIU PARA MUDAR O NOME, MAS COMO EU JÁ TINHA FEITO UM COM ESSE MESMO NOME ENTÃO ALTEREI PARA NÃO DAR CONFLITO:

6º PASSO mudei para: dart_assincr E DEPOIS APERTEI ENTER

NO VÍDEO QUANTO O PROFESSOR APERTA ENTER APÓS MUDAR O NOME NÃO APARECE A TELA ABAIXO QUE APARECEU PARA MIM, NESSA TELA APERTEI YES:

O projeto foi criado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePEDIU PARA MUDAR O NOME

O PROJETO FOI CRIADO

PEDIU PARA MUDAR O NOME NA PASTA BIN

O PROFESSOR ALTEROU O NOME DO ARQUIVO

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade9º PASSO PEDIU PARA APAGAR OS EXEMPLOS

10º PEDIU PARA APAGAR NA PASTA TESTE dart_assincr_test.dart

E FOI O QUE EU FIZ

12º PEDIU PARA APAGAR na pasta LIB dart_assincronismo.dart

FOI O QUE EU FIZ

13º PASSO escrevi void com print oLa mundo e depois de abrir o terminal com control j escrevi dart run bin/main

OBSERVAÇÃO O PROFESSOR NÃO FALA O QUE FAZER PARA EXECUTAR APERTA ENTER

EU NÃO SEI O QUE APERTAR PARA EXECUTAR CONSULTEI NO GOOGLE E APARECEU F5

E ESSE FOI O RESULTADO

l

CONTINUAÇÃO

E FOI O QUE EU FIZ

12º PEDIU PARA APAGAR na pasta LIB dart_assincronismo.dart

FOI O QUE EU FIZ

13º PASSO escrevi void com print oLa mundo e depois de abrir o terminal com control j escrevi dart run bin/main

OBSERVAÇÃO O PROFESSOR NÃO FALA O QUE FAZER PARA EXECUTAR APERTA ENTER

EU NÃO SEI O QUE APERTAR PARA EXECUTAR CONSULTEI NO GOOGLE E APARECEU F5

E ESSE FOI O RESULTADO

COMO POSSO VOLTAR PARA APERTAR ENTER AO INVÉS DE F5

ESTÁ FALTANDO INFORMAÇÃO NESSE VÍDEO, NESSE MATERIAL.

E SE PRECISO VOLTAR EM INFORMAÇÕES MAIS BÁSICAS NÃO SEI ONDE ENCONTRAR NESSA PLATAFORMA.

O ALURA NÃO É PARA INICIANTES?

Considerações:

1) Mantenha a pasta localmente: Em alguns casos, a sua máquina não pode identificar o projeto porque eles está na nuvem (OneDrive), mova a pasta de projetos para o Disco local, crie uma pasta no diretório raiz e mantenha ela localmente, eu aconselho a criar uma pasta chamada repositories ou Development pra manter seus projetos localmente.

2) Caso o erro persista, considere verificar as variáveis de ambiente: Considere verificar as variáveis de ambiente e se o SDK está instalado corretamente, assim você vai poder usar o cmdline do SDK de Dart.

3) Depurando: Para depurar, aperte F5, para usar o cmdline, digite o comando e aperte enter.

Observação: No passo a passo, eu verifiquei que você acondicionou os projetos no OneDrive.

Observação: Sou apenas um estudante que faz parte da comunidade, não tenho propriedade de falar sobre a plataforma alura.

4) Caso não tenha não esteja conseguindo se familiarizar com esse projeto, volte alguns projetos antes na formação e estude os conceitos introdutórios

O problema é que na aula o instrutor não deu a informações finais antes de abrir o terminal precisava salvar o projeto (crtl+s) , o instrutor não deu essa informação no vídeo, e partiu direto para o terminal digitando: dart run bin/main.dart

Não ia dar certo mesmo.

Depois que eu salvei deu certo:

Agora vou para a próxima aula.

Obrigado!