Não consigo conectar os cabos pra fazer a ligação na protoboard por que o nodemcu é do tamanho do da largura da protoboard, não sombrando espaço para inserir os cabos. O que posso fazer nesse caso ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não consigo conectar os cabos pra fazer a ligação na protoboard por que o nodemcu é do tamanho do da largura da protoboard, não sombrando espaço para inserir os cabos. O que posso fazer nesse caso ?
Olá Daniel. Eu já tive o mesmo problema e a solução mais simples que encontrei foi utilizar 2 protoboards. Eu utilizava 2 protoboards de 170 pontos e conectava a fileira mais externa de cada um deles em uma fileira de pinos do NodeMCU mais ou menos assim.
Não é ideal, mas é uma solução bem versátil e relativamente barata. Além de que essas protoboards menores são mais fáceis de guardar e podem ter outras utilidades também.
Outras alternativas também podem ser ligar apenas metade do NodeMCU no protoboard e deixar a outra metade no ar, caso você consiga utilizar apenas uma metade dos pinos ou então adquirir outra protoboard grande e tentar aplicar a mesma solução do primeiro parágrafo.