Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

o node não está funcionando, n sei o que fazer!

Não está aparecendo a versão do node no terminal do node, mas quando coloco no comand prompt aparece a versão, o que pode ser? o erro do node: node -v Uncaught ReferenceError: node is not defined

como aparece no terminal do prompt: C:\Users\Winchester>node -v v18.16.1

e quando executo o código pedido em aula no node isto aparece: npx create-react-app organo npx create-react-app organo ^^^^^^

Uncaught SyntaxError: Unexpected identifier

e se faço no terminal aparece um monte de erro ENNOENT

2 respostas
solução!

Olá Joice, tudo bem?

Primeiramente, é importante notar que o erro "Uncaught ReferenceError: node is not defined" geralmente ocorre quando você tenta executar o comando node -v em um ambiente que não reconhece o Node.js. Isso pode acontecer se você estiver tentando executar o comando dentro do console do navegador, por exemplo, que não é o ambiente correto para executar comandos do Node.js.

O fato de o comando node -v funcionar corretamente no Prompt de Comando indica que o Node.js está devidamente instalado em seu sistema. O problema parece estar ocorrendo quando você tenta executar o comando dentro do terminal do Node.js, que não é o lugar correto para executar esses comandos. Você deve executar comandos do Node.js no Prompt de Comando ou no terminal do seu sistema operacional, não no terminal do Node.js.

Quanto ao erro "Uncaught SyntaxError: Unexpected identifier" ao tentar executar o comando npx create-react-app organo, este erro geralmente ocorre quando há um problema de sintaxe no código. No seu caso, o erro pode estar ocorrendo se você estiver tentando executar o comando dentro do terminal do Node.js. Novamente, você deve executar este comando no Prompt de Comando ou no terminal do seu sistema operacional, não no terminal do Node.js.

Agora, em relação ao erro "ENNOENT" que aparece quando você tenta executar o comando no terminal, este é um erro comum que geralmente significa que o Node.js não conseguiu encontrar o arquivo ou diretório especificado. Isso pode acontecer se o caminho para o diretório onde você está tentando criar o aplicativo React não existir. Verifique se o caminho do diretório onde você está tentando criar o aplicativo é válido e tente novamente. Certifique-se de que você está executando os comandos no diretório correto e que os diretórios e arquivos necessários existem.

Verifique as permissões do sistema de arquivos para garantir que você tenha permissão para acessar os diretórios e arquivos relevantes.

Se o problema persistir, tente executar os comandos com privilégios de administrador (no Windows, execute o terminal como administrador) para descartar problemas de permissões.

Resumindo, tente executar os comandos node -v e npx create-react-app organo no Prompt de Comando ou no terminal do seu sistema operacional, não no terminal do Node.js. E certifique-se de que o caminho do diretório onde você está tentando criar o aplicativo React é válido.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Ok, obrigada mas pode me explicar como consigo verificar se eu tenho permição para acessar os diretórios? Onde eu terei que ir para ver, como resolver, se possível, muito obrigada de qualquer forma!

Este é o erro que sai no Prompt de Comando

C:\Users\Winchester>npx create-react-app organo npm ERR! code ENOENT npm ERR! syscall lstat npm ERR! path C:\Users\Winchester\AppData\Roaming\npm npm ERR! errno -4058 npm ERR! enoent ENOENT: no such file or directory, lstat 'C:\Users\Winchester\AppData\Roaming\npm' npm ERR! enoent This is related to npm not being able to find a file. npm ERR! enoent

npm ERR! A complete log of this run can be found in: C:\Users\Winchester\AppData\Local\npm-cache_logs\2023-09-19T12_55_03_805Z-debug-0.log