1
resposta

O nervosismo sempre me atrapalha

Sempre que preciso fazer alguma apresentação, eu fico tão nervosa ao ponto de ficar tremendo. Mesmo eu tendo uma boa comunicação, já que sempre sou bastante elogiada sobre como falo bem, eu acabo falando muito rápido, minha voz fica trêmula e esses efeitos mais comuns do nervosismo. Eu amo apresentar, mas não consigo me acalmar para realizar uma apresentação digna e eu queria muito algumas outras dicas, porque apenas respirar fundo não vem funcionado para mim.

1 resposta

Natalia,

Existem milhões de técnicas para combater o nervosismo durante a palestra.

Existem técnicas para antes (pré), durante e depois (pós). Vou descrever para você algumas direto de sites e outras que me lembro de cabeça...

  • ANTES - Exemplos:

===============================================================

Como ser um bom palestrante? 8 dicas práticas para dar uma palestra inesquecível

CARREIRA E GESTÃO

POR EQUIPE VIVA DECORA PRO, JUNHO 18, 2018

  1. – Fale corretamente
  2. – Planeje a sua apresentação
  3. – Ensaie muito
  4. – Cuide da sua voz
  5. – Conte histórias
  6. – Estabeleça uma conexão com a sua audiência
  7. – Foque no presente
  8. – Pense nos slides

https://www.vivadecora.com.br/pro/como-ser-um-bom-palestrante/

===============================================================

6 técnicas para fazer parte do time de palestrantes do TEDx

Posição requer mais esforço do que a maioria das pessoas está disposta a fazer

Redação 18 de setembro de 2017 - Atualizado há 5 anos

  1. – Venda a si mesmo antes de vender sua história
  2. – Ajude a promover o evento
  3. – Entenda como palestrantes de sucesso exploram tópicos similares
  4. – Acredite: a prática nunca é demais
  5. – Construa confiança por meio de visualizações vívidas
  6. – Antecipe-se e prepare-se para dificuldades técnicas

https://forbes.com.br/negocios/2017/09/6-tecnicas-para-fazer-parte-do-time-de-palestrantes-do-tedx/

===============================================================

FAÇA UMA ANÁLISE DE OUTROS PALASTRANTE E JULGUE MESMO SEM DÓ (mas guarde somente para você a sua análise, okay?)

Performance

As melhores palestras do mundo: veja em quem se inspirar

10 minutos para ler

https://smartalk.com.br/blog/melhores-palestras/

===============================================================

4 dicas para apresentação de palestra

Uma das dificuldades na apresentação de palestra está na falta de foco do público. Então veja 4 dicas para chamar a atenção de todos!

  1. – Conte uma história
  2. – Não fique parado no palco
  3. – Não esqueça das ferramentas audiovisuais
  4. – Utilize os smartphones a seu favor

https://www.moblee.com.br/blog/apresentacao-de-palestra

===============================================================

  • DURANTE (dicas que eu vi por ai e me lembrei, mas não lembro onde vi):

1 - Imagine que todas as pessoas na sala estão vestido roupas de palhaço OU são muito pequenas, verdadeiros anões OU estão todos usando maiôs de praia;

2 - Fixe seu olhar por um curto período de tempo, mudando sempre: em pessoas diferentes no fundo da sala, no meio e na primeira fila... mas mude, não embarrasse a pessoa em questão, a ideia na sua cabeça é como se você estivesse conversando somente com aquela pessoa;

3 - NUNCA fique completamente de costas para seu público, na pior das hipóteses fique no máximo de lado por um curto período;

4 - NUNCA fique completamente parado. Movimente-se, GESTICULE (não em excesso - cuidado),

5 - Mude o tom e / ou o volume da voz para atrair a atenção.

6 - Faça "paradinhas" no fim da frase... tipo a última palavra de uma frase você espera 2 segundos antes de falar, isso atrai as pessoas, pois teve uma "quebra" no tempo... retira o monótono. Exemplo tosco: "- Podemos concluir que isso nos trará uma melhor performance e melhor... (2 segundos) aproveitamento.).

===============================================================

  • DEPOIS (só lembrei uma, mas fundamental... a AUTOCRÍTICA):

Grave sua palestra em áudio ou preferencialmente, e se possível, em áudio e vídeo e faça a análise da sua voz e posicionamento corporal. Faça uma AUTOCRÍTICA sempre corrigindo e treinando os pontos fracos e congratulando-se e reforçando os pontos fortes;

===============================================================

É isso... Espero ter ajudado.

Fabio I.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software