O meu X tinha um valor diferente, coloquei e o gráfico ficou com varias sazonalidades pontudas, meu desvio abs deu 270%. Em uma situação profissional, onde eu teria que mexer para abaixar meu desvio abs?
O meu X tinha um valor diferente, coloquei e o gráfico ficou com varias sazonalidades pontudas, meu desvio abs deu 270%. Em uma situação profissional, onde eu teria que mexer para abaixar meu desvio abs?
Oi Felipe, como você está?
Peço desculpas pela demora em te responder.
Na equação da reta utilizada para a previsão, a variável x
assumirá o valor do período correspondente em um índice, que cresce um número para cada período temporal que estamos analisando. Esse índice trará uma curva suave para o resultado da previsão, já que incrementa pouco a pouco a média centrada móvel conforme o passar dos meses.
Para que eu possa te responder com mais acurácia, caso a dúvida persista, peço que compartilhe sua planilha comigo, se for possível. Assim posso investigar o seu processo e entender melhor o contexto da dúvida.
Para isso, é só clicar no botão "Compartilhar" que fica no canto direito superior da tela. Lembre-se de mudar o acesso para "qualquer pessoa com o link". Aí, é só copiar o link e colar aqui no fórum. Se preferir, fique a vontade para mandar imagens das fórmulas e do gráfico e explicar um pouquinho mais sobre suas fórmulas e dataset.
Abraço, Felipe!