1
resposta

O meu X tinha um valor diferente, coloquei e o gráfico ficou com varias sazonalidades pontudas, meu desvio abs deu 270%. Em uma situação profissional, onde eu teria que mexer para abaixar meu desvio abs?

O meu X tinha um valor diferente, coloquei e o gráfico ficou com varias sazonalidades pontudas, meu desvio abs deu 270%. Em uma situação profissional, onde eu teria que mexer para abaixar meu desvio abs?

1 resposta

Oi Felipe, como você está?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Na equação da reta utilizada para a previsão, a variável x assumirá o valor do período correspondente em um índice, que cresce um número para cada período temporal que estamos analisando. Esse índice trará uma curva suave para o resultado da previsão, já que incrementa pouco a pouco a média centrada móvel conforme o passar dos meses.

Para que eu possa te responder com mais acurácia, caso a dúvida persista, peço que compartilhe sua planilha comigo, se for possível. Assim posso investigar o seu processo e entender melhor o contexto da dúvida.

Para isso, é só clicar no botão "Compartilhar" que fica no canto direito superior da tela. Lembre-se de mudar o acesso para "qualquer pessoa com o link". Aí, é só copiar o link e colar aqui no fórum. Se preferir, fique a vontade para mandar imagens das fórmulas e do gráfico e explicar um pouquinho mais sobre suas fórmulas e dataset.

Abraço, Felipe!