1
resposta

O meu simulado ta dando erro, poderia me explicar

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade meu t

1 resposta

Olá, Natali. Como vai?

Analisando a imagem que você compartilhou do seu simulador (Cisco Packet Tracer), percebo que você está utilizando um Hub para conectar três computadores: Manufatura, Acabamento e Embalagem.

O "erro" que você está vendo — representado por esse ícone de envelope com um "X" vermelho — na verdade é o comportamento esperado de um Hub em uma rede. Vou te explicar o porquê isso acontece e como você pode interpretar essa simulação:

O Comportamento do Hub

O Hub é um dispositivo de rede que opera na Camada 1 (Física). Ele não tem inteligência para saber quem é o destinatário real de uma mensagem. Quando o "PC acabamento" envia um pacote para o "PC manufatura", o Hub recebe esse sinal e o replica para todas as outras portas, exceto para aquela que enviou.

Por que aparece o erro (X vermelho)?

Na sua simulação, o seguinte fluxo ocorreu:

1. O pacote chegou ao Hub.
  2. O Hub enviou uma cópia para o "PC Manufatura" e outra para o "PC embalagem".
  3. O PC Manufatura aceitou o pacote (pois provavelmente era o destino correto).
  4. O PC embalagem recebeu o pacote, verificou que o endereço de destino não era o dele e, por segurança e protocolo, descartou o pacote.

Aquele ícone de erro no PC embalagem indica apenas esse descarte, sinalizando que a mensagem chegou até ele, mas ele não deveria tê-la recebido.

Como melhorar sua rede?

Se você deseja que a mensagem vá apenas para o destinatário correto, sem gerar esse tráfego desnecessário e os "erros" de descarte, o ideal é substituir o Hub por um Switch.

• Diferença técnica: O Switch (Camada 2) aprende os endereços (MAC) de cada computador. Assim, quando o PC acabamento envia algo para a Manufatura, o Switch entrega o pacote diretamente no cabo correto, e o PC embalagem nem chega a receber nada.

Para avançar no seu teste de conectividade, verifique também se:

• Todos os computadores estão na mesma sub-rede (ex: IP 192.168.0.1, 192.168.0.2, etc.).
  • A máscara de rede é a mesma para todos (ex: 255.255.255.0).

Espero que possa ter lhe ajudado!