1
resposta

o meu programa deu certo assim, está correto também?

<script>
    function pulaLinha() {

document.write("<br>");

}

function mostra(frase) {

document.write(frase);
pulaLinha();
}

var quantidadeCarbono1 = parseInt(prompt("Quantidade de carbono substância 1"));
var quantidadeCarbono2 = parseInt(prompt("Quantidade de carbono substância 2"));

(quantidadeCarbono2 = quantidadeCarbono1 + 2);
if(quantidadeCarbono1 = quantidadeCarbono2 < 3) {
       mostra("Acho que são substâncias parecidas");

} else {
    mostra("São substâncias bem diferente");
}
# </script>
1 resposta

Olá, Alan. Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

Como a ideia é adicionarmos o número 2 ao valor da quantidadeCarbono2, devemos realizar esta operação apenas com a quantidadeCarbono2. Da forma como foi realizada a operação de soma, que podemos ver a seguir:

(quantidadeCarbono2 = quantidadeCarbono1 + 2);

teremos alguns problemas. Primeiramente, não precisa utilizar os parênteses no início e no fim da operação, beleza? Falando sobre a soma em si, você está somando o valor da quantidadeCarbono1 ao número 2 e está atribuindo essa soma a quantidadeCarbono2.

Por exemplo, digamos que o valor da quantidadeCarbono1 é 5 e o valor da quantidadeCarbono2 é 9, a operação seria a seguinte:

quantidadeCarbono2 = 5 + 2;

Quando, na verdade, a operação deveria ser a seguinte:

quantidadeCarbono2 = 9 + 2;

Ou seja, deveríamos somar o número 2 ao valor da quantidadeCarbono2.

Essa parte do código ficaria dessa forma:

quantidadeCarbono2 = quantidadeCarbono2 + 2;

Agora que realizamos a operação de soma da quantidadeCarbono2, temos que perguntar se o seu valor é igual ao valor da quantidadeCarbono1.

No if atual, estamos utilizando as condições de forma errada, pois o sinal de = é um sinal de atribuição. Para isso, devemos utilizar o sinal ==, que é o sinal de igualdade. Além disso, foi utilizado uma condição de menor que 3, que não precisaríamos, nesse caso.

O if após a utilização da condição de igualdade seria escrito da seguinte forma:

if(quantidadeCarbono1 == quantidadeCarbono2) {
    console.log(quantidadeCarbono1);
    mostra("Acho que são substâncias parecidas");
} else {
    mostra("São substâncias bem diferente");
}

Espero ter ajudado, Alan. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!