1
resposta

O método rende continuara com problemas certo?

Boa noite,

Nesta aula entendi a composição e herança e a diferença das duas, mas só por efeito de entendimento maior , só pra realmente saber se peguei vamos dizer a lógica usada sem debater o conceito, no exemplo citado caso eu tivesse uma conta de estudante no meio de contas normais eu teria erro no algoritmo de processamento devido a exception que seria lançada no método render das contas de estudantes, certo como dito pelo instrutor no vídeo.Ao usar a composição eu vou ter erro da mesmo forma pois a classe não terá o método mais certo? Sei que o exemplo foi didático e entendi a explicação só queira saber se realmente é isso ou se estou deixando passar algo. Att.

1 resposta

Oi João, tudo bom?

Realmente, nesse caso, varrendo a lista, você cairia em um problema também.

Uma possibilidade seria extair uma interface para o método rende. Algo como Rentavel. A partir dessa inferface você consegue filtrar na sua lista apenas quem implementa o método rende. Ou seja, quem é rentavel.

Percebe a partir desse momento, nosso problema deixou de ser como representar melhor o método rende, em como desacoplar a classe, mas sim como filtrar nossa lista.

Acredito que por focar em resolver o problema de arquitetura do código a escrita dessa interface tenha passado batido. Mas realmente seria necessário para fins práticos =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software