Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O mercado usa mais JSP ou JSF ?

Olá, estou querendo aprender Java Web mas não sei que tecnologia focar, já tenho uma aplicação que fiz para minha empresa, mas estava pensando em recria-la e também futuramente desenvolver um app em Android. Na questão das views em java o que é mais usado JSP ou JSF ? É possível usar HTML5 puro como uso no PHP e Ruby ?

Obrigado !

1 resposta
solução!

Olá Rafael, tudo bem?

Então JSP é somente a camada de visualização como você mesmo disse. Ela é comumente utilizada com frameworks MVC Action based como SPRING, VRaptor e etc...

JSF é um framework MVC Component Based que usa na sua camada de visualização algo chamado de Facelets(basicamente arquivos xhtml).

Em ambos os casos é possível utilizar HTML 5.

Agora a escolha entre frameworks Action Based ou Component Based, sempre gera bastante polemica.

Eu utilizo os dois, e sempre avalio qual o problema eles resolvem melhor.

Frameworks Component Based são melhores em cenários onde você tem que desenvolver um sistema, com bastante formulário e precisa manter bastante o estado na tela. Ele geralmente é comparado com sistemas desktop, pois a ideia dele é trazer algumas partes boas do mundo desktop para web.

Já Frameworks Action Based são nativamente voltados para aplicações STATELESS (que não precisam manter estado) que é o padrão da WEB. E-Commerce é um bom exemplo onde na MINHA opinião Action Based se sobrepõe ao Component Based.

Espero ter ajudado!