Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O mercado B2B seria um mercado Multilateral?

Eu trabalhava em uma indústria e eu precisava que os PDVs comprassem meu produto para vender, mas eles somente iriam querer vender meu produto se o consumidor final procurasse por ele. Nesse caso, eu trabalhava, não só a comunicação B2B como a B2C, ainda que não vendesse diretamente ao consumidor final. Nesse caso, não é uma plataforma, mas pode ser considerado um mercaso multilateral? Afinal, sem um, eu não vendo para o outro.

1 resposta
solução!

Isabel, boa tarde.

Isso depende, por exemplo: O Carrefour compra produtos e coloca a marca deles, neste caso é uma relação B2B, pois cabe ao fornecedor atender os requerimentos da marca Carrefour, que será responsável por fazer a promoção daquele produto.

Agora se o Carrefour compra o produto para revender, neste caso o fabricante atua no mercado B2C, sendo o Carrefour apenas o distribuidor, isso independe se ele tem que comprar o produto para revenda ou não, pois este é uma aspecto da parceria.

Não sei qual é o caso da empresa onde você trabalhava, mas se ela tinha uma marca própria e procurava empresas para vender os seus produtos para pessoas físicas, neste caso ela era B2C que procurava parceiros B2B.

Uma pergunta que ajuda a definir se a empresa atua no mercado B2B, B2C ou Multilateral é: Qual o público que eu quero atender? Se a resposta for B2B e B2C então será necessário uma estratégia de mkt multilateral, se for B2B uma estratégia para empresas e B2C para pessoas físicas.

Espero ter ajudado. Abçs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software