2
respostas

O medo é sinal de insegurança ou percepção de uma situação perigosa?

O medo pode ser útil para uma avaliação segura, portanto não pode ser visto apenas como uma crença limitante.

2 respostas

Wilson, tudo bom?

O medo, conceitualmente, é limitante. Você pode ficar num estado chamado "de alerta", onde ai sim você tem a capacidade de avaliar uma situação de tomar uma decisão (sistema de luta ou fuga). O medo, e o pânico que seria seu extremo, fazem você ter reações "automáticas" que passam da fase de avaliação de uma situação.

Eu sempre penso no medo como um mecanismo de sobrevivência e de defesa que permite nos permite reagir e responder a situações de perigo, vejo como um alerta mesmo pq o medo não me paralisa.

Tem vários tipos de medo, acho que prejudicial só o medo paralisante mesmo, eu sou pessimista e medrosa, mas eu vou rs com ou sem medo. Eu vou muito no centro de SP e imagina o que é andar ali nessa pandemia com tudo fechado, eu sinto que eu vejo até o que está atrás de mim, eu sinto o medo, mas sinto que isso me deixa completamente alerta. Eu sempre encaro o medo assim, perigo, alerta, foco e vai.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software