Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
21
respostas

O javac não encontra o arquivo .java

Ola, Meu nome é Gabriel, estou com uma duvida que esta me deixando do avesso. Do código "Class" até o ultimo colchetes eu escrevi tudo certo, e fiz tudo passo a passo como mostra os textos mas o meu único problema é que quando eu coloco no promt "javac nomedoarquivo.java" aparece que ele não achou o arquivo e com isso não cria a pasta class. é como se eu criasse um arquivo .java e ele não o reconhecesse e por conta disso o javac não o encontra. Fico no aguardo da resposta, e se preferir posso tentar esclarecer melhor a minha duvida para melhor entendimento, agradeço desde já agradeço.

21 respostas

Você já instalou o JDK? Se for windows, no seu c: possui a pasta java? Se sim, passa quais diretórios que estão nessa pasta. Se possuir essa pasta e não tiver o jdk será necessário instalar.

sim, nesta pasta esta o jdk1.8.0_141 e jre1.8.0_141

Você já adicionou o Java ao PATH?

Então tive alguns probleminhas para configurar. Não sei se é Windows 10 o seu. Mas se for assiste esse video "https://www.youtube.com/watch?v=-lDFaOq6oHM&list=LLx4T7BzWRvWidB_lE-aUd7g&index=32"

Consegui resolver assistindo esse video.

Gabriel, coloca a sua classe aqui e também o erro que apareceu no console (copia e cola). Assim fica mais fácil de identificar o problema. Abraço!

Microsoft Windows [versão 10.0.15063] (c) 2017 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\gabri>javac -version javac 1.8.0_141

C:\Users\gabri>javac olamundo.java javac: file not found: olamundo.java Usage: javac use -help for a list of possible options

é isso que aparece

digita path no prompt e coloca o resultado aqui. Manda o como você incluiu a JAVA_HOME e a CLASSPATH também.

Microsoft Windows [versão 10.0.15063] (c) 2017 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\gabri>path PATH=C:\ProgramData\Oracle\Java\javapath;C:\Windows\system32;C:\Windows;C:\Windows\System32\Wbem;C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Program Files (x86)\Skype\Phone\;C:\Program Files (x86)\NVIDIA Corporation\PhysX\Common;C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_141\bin

C:\Users\gabri>

eu utilizei o codeblocks para compilar o código e apareceu um erro falando que ele não achou um diretório. installation problem, cannot exec `jc1': No such file or directory

Vai no "painel de controle --> Sistema --> Configurações avançadas --> Variáveis de ambiente" e manda a configuração do JAVA_HOME e CLASSPATH. No path é mais comum colocar o alias "%JAVA_HOME%\bin" e no CLASSPATH o "%JAVA_HOME%\lib"

JAVA_HOME

C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_141

Path

%JAVA_HOME%\bin

Cria a variável CLASSPATH e inclui o caminho do seu projeto.

Aqui tem mais detalhes:

https://en.wikipedia.org/wiki/Classpath_(Java)

C:\Users\gabri λ javac Olamundo.java javac: file not found: Olamundo.java Usage: javac use -help for a list of possible options

O mesmo problema persiste, mesmo depois de fazer passo à passo o que tudo o que o link a cima manda. O ruim é que algumas pessoas falam tão mal do java e eu só queria ver como funciona e com isso vê o porque das pessoas não gostarem, mas vejo que não vou ser capaz de resolver isso.

Obrigado pelas respostas espero não ter atrapalhado vocês.

Oi Gabriel,

Você poderia colocar sua classe java aqui?

O que seria minha classe java? Só pra confirmar

olha, vendo muitos videos eu cheguei a uma conclusão, o problema parece estar no compilador, porque eu vi alguns videos a respeito do java e etc e quando eu tento passar o programa para o cmd que vem o erro, quando eu coloco no cmd: javac meuprograma.java aparece um erro expondo que o programa não foi encontrado o código não foi encontrado sendo que do primeiro ponto até o ultimo eu fiz tudo certinho como mandava alguns tutoriais.

Não existe nem um compilador de java que vocês conheçam ? pode ser isso, talvez.

Olá Gabriel,

A classe Java é o código que você digitou para esse primeiro teste.

Olá pelo que eu entendi o seu compilador está funcionando bem, tanto que você fez o seguinte teste:

C:\Users\gabri>javac olamundo.java javac: file not found: olamundo.java Usage: javac use -help for a list of possible options

Você postou logo mais acima.

Duas coisas eu observei. A primeira é que seu compilador está funcionando, você digitou javac -version e ele retornou resultado para você. A segunda é que você chamou o compilador para compilar a sua classe direto na pasta de usuário, que é a primeira pasta que você está quando entra no terminal C:\Users\gabri, acredito que seu programa não está nesta página e sim em uma página do seus documentos, então o correto é você ir na pasta onde está a sua classe, no caso onde está o arquivo arquivo Olamund.java (foi o último que você tentou executar), para chegar lá você terá que utilizar o comando cd no terminal, no caso C:\Users\gabri>cd Documents, e ir navegando, pelo terminal, até a pasta onde está a sua classe.

Olha, agora deu outro erro:

C:\Users\gabri>javac hiword.java hiword.java:1: error: class, interface, or enum expected Class Hiword { ^ hiword.java:2: error: class, interface, or enum expected public static void main(String[] args) { ^ hiword.java:4: error: class, interface, or enum expected } ^ 3 errors

E o meu código esta escrito assim:

Class Hiword { public static void main(String[] args) { System.out.println ("Hi Java!"); }}

Existe algo que eu ainda não notei e estou errando?

solução!

Oi Gabriel,

coloca o C do class em minúsculo

class Hiword { 
    public static void main(String[] args) { 
        System.out.println ("Hi Java!"); 
    }
}

Joel Spinelli, cara, não se como te agradecer cara. DEU CERTO !

C:\Users\gabri>java Hiword

Hi Java!

Muitíssimo obrigado! e obrigado pela atenção.