Arts & Crafts: Movimento estético inglês surgido em protesto aos produtos manufaturados da Era Vitoriana, na segunda metade do século XIX. Defendia reformas no design, o artesanato criativo como alternativa à mecanização e a produção em massa, além de pregar o fim da distinção entre o artesão e o artista. Liderado por William Morris, influenciado pelas ideias de John Ruskin e Augustus Pugin, e inspirado por ideologias socialistas. Visava restaurar a dignidade da produção artesanal, valorizando a integridade dos produtos e a harmonia entre criação e produção. Teve impacto sobre diversos aspectos do ambiente, desde jardins e arquitetura até mobiliário, materiais e acessórios. É considerado uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura, tendo influenciado movimentos subsequentes como a art nouveau e a Bauhaus. Origens e Influências: Reação à queda dos padrões de produção promovida pela fabricação em grande escala das indústrias durante a Revolução Industrial. William Morris, principal líder do movimento, idealizava artistas responsáveis por criar e produzir seus próprios projetos, valorizando o trabalho artesanal e atribuindo maior valor estético aos ornamentos. Contribuições teóricas e artísticas de nomes como Augustus Welby Pugin e John Ruskin, bem como ideologias socialistas, influenciaram os pilares do movimento. Contexto Social: Surgiu em oposição à desumanização industrial e às transformações econômicas e sociais decorrentes da Revolução Industrial, buscando restaurar a dignidade do trabalho manual e artesanal. Estética: Valorização da natureza e do trabalho manual, com matérias-primas naturais e formas simplificadas. Influências do estilo gótico e medieval, representados em móveis, estruturas residenciais, pinturas, tapeçarias e vitrais. Ênfase na funcionalidade dos objetos, que deveriam justificar sua beleza através de sua utilidade. Design e Arquitetura: No design, influenciou mudanças em mobiliário, cerâmicas, têxteis, vitrais, acessórios, entre outros, com padrões de fabricação medievais e ênfase na natureza. Na arquitetura, caracterizou-se por formas simples, poucas ornamentações, influência do estilo gótico e integração com a paisagem natural circundante.
O movimento Art Nouveau foi uma expressão estilística global entre 1890 e os anos 1920, em reação à arte acadêmica do século XIX. Caracterizado por linhas curvas e orgânicas, foi influenciado pela natureza. Destaque na França com Hector Guimard e na Bélgica com Victor Horta, na Alemanha como Jugendstil, e na Grã-Bretanha com Charles Rennie Mackintosh. Além da Europa, teve impacto global, como em Portugal e na Espanha, com Gaudí. Reconhecido pela transição entre historicismo e modernismo, deixou marcas em diversos locais, adaptando-se às culturas locais. Seu legado perdura em várias formas de arte e design até hoje.
Origens do Design Moderno: Introdução da Bauhaus como marco na história do design moderno, fundada em 1919 por Walter Gropius na cidade de Weimar, Alemanha. Ênfase na simplificação de formas e linhas, definidas pela função do objeto, resultando em um visual mais "limpo" que influenciou o design contemporâneo. Antecedentes do Movimento: Contextualização histórica com o movimento Arts and Crafts na Inglaterra, liderado por William Morris, que valorizava o trabalho artesanal e influenciou a transformação de objetos cotidianos em produtos de design. Descrição do movimento Art Nouveau na França, caracterizado por uma nova noção de beleza com destaque para arquitetura, decoração e objetos de uso diário. Características do Art Nouveau: Ênfase em elementos inspirados na natureza, como flores, plantas e animais em movimento, exemplificado por obras como o abajur de Louis Comfort Tiffany. Contribuições da Bauhaus: Visão interdisciplinar pioneira na Bauhaus, que unificava arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial, valorizando também artes "menores" como cerâmica, tecelagem e marcenaria. Exemplo do estilo gráfico propagado pela Bauhaus, caracterizado por formas geométricas e comunicação visual direta, exemplificado pelo pôster de Joost Schmidt de 1923.