eu seleciono todo o desenho com a ferramenta de seleção e não me aparece a opção de ''mesclar a pintura em tempo real'' assim eu n consigo separar as linhas do preenchimento. Como que eu posso resolver isso
eu seleciono todo o desenho com a ferramenta de seleção e não me aparece a opção de ''mesclar a pintura em tempo real'' assim eu n consigo separar as linhas do preenchimento. Como que eu posso resolver isso
Tudo bem com você Vitor? Avaliando a sua pergunta a primeira coisa que você precisa entender sobre pintura em tempo real no Illustrator é que existe, de fato, algumas limitações quanto ao uso desse recurso. Os atributos de preenchimento e pintura são anexados a faces e bordas de um grupo de pintura em tempo real e não aos caminhos reais que as definem, como em outros objetos do Illustrator. Por causa disso, alguns recursos e comandos funcionam diferentemente ou não são aplicáveis a caminhos dentro de um grupo de pintura em tempo real. Eu vou levar em conta que o seu desenho possui objetos da mesma natureza; como por exemplo, preenchimentos em vetores e não uma imagem. Quando você selecionar o desenho um dos caminhos é a opção: Object > Live Paint > Make ou Alt +Ctrl +X. Há também na barra de ferramentas a ferramenta Live Paint Buket ou pela tecla de atalho K. Agora para aplicar alteração da cor de contorno do objeto, execute, por gentileza, duas ações que eu vou te sugerir a seguir: 1) certifique-se primeiro que há uma espessura de linha no shape, na opção Stroke, só para nível de teste ponha uma parte com 1pt de espessura. 2) escolha cores diferentes para o contorno e para o stroke, exemplo: amarelo e preto. Agora sim, depois de executar os procedimentos de criar o Live paint no painel Object, com o shape selecionado a ferramenta Live paint Buket fará o serviço. Clicando normalmente a ferramenta pintará o objeto com a cor de preenchimento, isso é tranquilo. Agora a mágica acontece com a tecla Shift pressionada ela alterna a propriedade da ferramenta e passa a colorir o preenchimento da linha do objeto. Teste por aí, respeitando as etapas de execução da manobra e me conte o seu resultado. Eu espero ter te ajudado nessa! Qualquer coisa estou às ordens. Abraço.