1
resposta

O gráfico da aula 3 não aparece

O gráfico de vendas por região feito com o plotly na aula 3 não aparece no meu computador. Estou utilizando o Jupyter, não aparece nenhum erro, quando rodo a célula com o código, aparece um espaço em branco. Inclusive baixei o notebook da aula, abri pelo visual code e o gráfico também não aparece la. Não é um erro de código, mas não consigo descobrir oque há. Fui fazer o exercício sobre livros e o gráfico também não apareceu. Fiz o teste no Colab e funcionou. Oque será que está acontecendo com o Jupyter no meu computador?

Obrigada

Mariana

1 resposta

Olá Mariana, tudo bem com você?

Realizei o mesmo teste que você e ao abrir o notebook da aula no Visual Studio Code obtive sucesso.

Se certifique que todas as células estão sendo executadas. Para isso, dentro do Visual Studio Code, no menu superior, clique em "Restart" e após isso em "Run All" para que todas as células sejam executadas:

Imagem mostrando as opções "restart" e "run all" no painel superior do vscode

Caso isso não funcione para você, outra opção é verificar as versões das ferramentas instaladas em seu computador, como o próprio pandas, por exemplo, e extensões do Visual Studio Code. Para executar um notebook dentro do VScode, instale a extensão Jupyter e instale a versão 2.2.1 dos pandas. Para isso, dentro do VScode aperte Control + J para abrir o terminal e digite:

pip install pandas==2.2.1

Por fim, tente executar o código outra vez e verifique se o gráfico aparecerá. Deixo a seguir o código completo do momento do gráfico de regiões:

# Importando a biblioteca
import plotly.express as px

# Gerando um gráfico de linha com o faturamento da loja por trimestre dividido por região
fig = px.line(df_regiao, x=df_regiao.index, y=df_regiao.columns, markers = True, labels={"regiao": "Região"},
              color_discrete_sequence=[AZUL2, VERMELHO1, AMARELO1 , VERDE1, CINZA3])

# Ajustando o layout do gráfico
fig.update_layout(width=1300, height=600, font_family = 'DejaVu Sans', font_size=15, 
                  font_color= CINZA2, title_font_color= CINZA1, title_font_size=24, 
                  title_text='Faturamento da loja de departamentos por trimestre' +
                             '<br><sup size=1 style="color:#555655">De 2016 a 2019</sup>',
                  xaxis_title='', yaxis_title='', plot_bgcolor= CINZA5)

# Ajustando os ticks do eixo y para o formato em milhar
fig.update_yaxes(tickprefix="R$ ", ticksuffix=" mil")

# Ajustando o eixo x com os labels dos trimestres
labels = ['T1<br>2016', 'T2<br>2016', 'T3<br>2016', 'T4<br>2016', 
          'T1<br>2017', 'T2<br>2017', 'T3<br>2017', 'T4<br>2017',
          'T1<br>2018', 'T2<br>2018', 'T3<br>2018', 'T4<br>2018',
          'T1<br>2019', 'T2<br>2019', 'T3<br>2019', 'T4<br>2019']
fig.update_xaxes(ticktext = labels, tickvals=df_regiao.index)

fig.show()

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!