3
respostas

O formato de data e hora propostos no curso estão errados

Pessoal,

Estou abrindo isso como uma pergunta, mas sinceramente eu não sei se tem um lugar melhor para colocar isso.

No curso está indicando para colocar a data no formato "YYYY-MM-DD HH:MM:SS" (todas as letras estão maiúsculas) a tradução disso seria:

YYYY = Usar ano com quatro dígitos, por exemplo "2021".

MM = Usar o mês com dois dígitos, por exemplo "01" (Janeiro).

DD = Usar dias com dois dígitos, por exemplo "02" (Segundo dia do mês)

Sendo assim uma data no formato "YYY-MM-DD" ficaria "2021-01-02" que seria dia dois de Janeiro de 2021. Até aqui está perfeito, agora vamos para o formato da hora.

"HH" = Usar a hora no formato 24h ou seja a hora inicia em 00 e vai até 23.

"MM" = Aqui está o problema, repare que esse é o mesmo formato que estamos usando para mês, o correto é colocar "mm" (minúsculo) ai sim estamos indicando que queremos usar o minuto no formato que inicia em 00 a vai até 59.

"SS" = Aqui estamos indicando que vamos usar o segundo de forma fracional ou seja ele inicia com 0 e vai até 999999999. Não sei se o Mysql suporta esse formato, mas eu preferi usar nos meus exercícios o formato "ss" (minúsculo) que indica o segundos de 00 até 59.

Sendo assim eu mudei todos os formatos de data dos exercícios de "YYY-MM-DD HH:MM:SS" para "YYYY-MM-DD HH:mm:ss". Usando esse formato os errors ao inserir um novo registro foram removidos.

Pra quem tiver tendo o tipo de erro abaixo, tentem a solução proposta acima.

Error: Incorrect datetime value: 'Invalid date' for column 'data' at row 1

Para o time da Alura fica uma sugestão de correção.

Pra quem tiver curiosidade de saber mais: Na documentação da biblioteca moment tem várias tabelas explicando o que significa cada formato, sege o link: https://momentjs.com/docs/#/parsing/string-format/

Abs!!!

3 respostas

Magno, fiquei com essa dúvida e com as alterações propostas ficou perfeito. Obrigado pela colaboração.

MySQL ER_TRUNCATED_WRONG_VALUE: Incorrect datetime value

Estava tendo esse erro em algumas das inserções de registro, mais com esse ajuste ficou OK!

Agradecido pela ajuda Magno

Magno, muito obrigada! Com a sua ajuda, deu certo e a explicação foi muito boa!