2
respostas

O Excel consegue distinguir por escrito as duas marcas de tênis e suas quantidades ao mesmo tempo?

Olá!

Seria possível o Excel trazer a contagem dos produtos das marcas Nika e Atitas ao mesmo tempo, assim como a soma de cada uma delas em estoque?
Por exemplo, o Excel consegue definir por escrito as marcas e o que está sendo pedido? Talvez uma célula embaixo da outra?

2 respostas

Olá! Que excelente pergunta. Essa é exatamente a dúvida que separa quem usa o Excel como uma "calculadora manual" de quem começa a usá-lo como uma ferramenta de Análise de Dados.

A resposta curta é: Sim, com certeza! O Excel é craque em fazer isso.

Existem duas formas principais de você conseguir esse resultado (marcas escritas + contagem + soma) ao mesmo tempo. Vou te mostrar as mais eficientes:

1. Usando Funções (SOMASES e CONT.SES)

Se você quer que o Excel "escreva" o nome e traga o valor ao lado em células específicas, você pode montar uma pequena tabela de resumo.

Para a marca Nika, você usaria:

• Para somar o estoque: =SOMASES(Intervalo_Qtd; Intervalo_Marcas; "Nika")
  • Para contar os modelos: =CONT.SES(Intervalo_Marcas; "Nika")

2. O "Pulo do Gato": Tabela Dinâmica (Recomendado)

Se você quer que o Excel faça todo o trabalho de "definir por escrito" as marcas e trazer os totais automaticamente, a Tabela Dinâmica é a sua melhor amiga.

1. Selecione sua tabela de dados.
  2. Vá em Inserir > Tabela Dinâmica.
  3. Arraste o campo Marca para as Linhas. (O Excel vai escrever "Atitas" e "Nika" uma embaixo da outra sozinho!).
  4. Arraste o campo Quantidade para os Valores.
  5. Arraste o campo Produto (ou Marca novamente) para os Valores e mude para "Contagem".

3. A Função UNICOS (Para versões mais recentes)

Se você usa o Microsoft 365 ou Excel 2021, pode usar uma fórmula que "derrama" os nomes:

• Em uma célula, digite: =UNICOS(Intervalo_das_Marcas). O Excel vai listar todas as marcas diferentes que encontrar, uma embaixo da outra, automaticamente.
  • Ao lado, você usa as fórmulas de soma que mencionei no item 1.

Resumo da sua dúvida:

"O Excel consegue definir por escrito as marcas e o que está sendo pedido?"

Sim! Se você usar a Tabela Dinâmica, ele cria o cabeçalho "Marcas", escreve "Nika", escreve "Atitas" e coloca os totais na frente. É a forma mais profissional de gerar esse resumo sem precisar digitar nome por nome.

Espero que possa ter lhe ajudado! Você já tentou usar a Tabela Dinâmica alguma vez ou prefere resolver tudo através de fórmulas manuais nas células?

Olá Evandro !!

Mais uma vez, quero muito te agradecer pela sua ajuda e orientação. Sua explicação foi fabulosa !! Eu vou tentar aplicar o que vc me orientou através da Tabela dinâmica.
Eu ainda estou com um pouquinho de dificuldade para fazer o que está sendo pedido, mas como mencionei anteriormente, estou pausando o vídeo e tentando sozinha. Tem horas que acerto, outras não..rs..
Eu vou voltar e tentar novamente.
Muito obrigada.

Tenho uma pergunta: se a planilha, por exemplo, tem 1000 linhas de produtos, como faço para selecionar todas essas linhas ( de produto somente) de uma vez só sem selecionar o campo PRODUTOS ?

Agradeço imensamente por sua atenção!!