2
respostas

O evento shiftKey não está respondendo

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');


    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {
        var raio = 10
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);


        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();


        if (evento.shiftKey) {

           var raio = raio + 20
        }



    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
2 respostas

Olá, Eduardo.

Seu código está correto, mas você deveria alterar o tamanho do raio antes de desenhar a bolinha.

Oi Eduardo, tudo bem?

Isso acontece porque ele está no lugar errado, então o programa não está sendo lido corretamente. O shiftKey precisa vir antes da declaração da parte azul do pincel e depois do console log, para que o raio seja alterado antes de surgir a bolinha, da seguinte forma:

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 20; // raio agora passa a valer 30!
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

Ficou claro? Espero ter te ajudado, e bons estudos!