Durante o período de 1 ano consegui evoluir de forma exponencial, a causa disso foi o estresse sofrido em diferentes momentos ao decorre desse ano. Vou citar alguns estresses que eu tive em relação a racismo, falta de capacitação e problemas financeiros.
- Durante esse período de 1 ano deixei o meu cabelo crescer, e comecei a entender como é a realidade de um negro que cria consciências de suas raízes. Logo no início fui criticado por muitas pessoas do meu ciclo social e isso acabou me deixando frustrado, mas ao decorrer do tempo acabei aprendendo mais sobre a minha cultura e sobre as minhas raízes;
- Nesse mesmo ano comecei a atuar como técnico em agropecuária, vale salientar que nunca tive contato com o campo na prática, passei a maior parte da minha formação na teoria. A minha frustração foi entrar em um projeto no qual eu não possuía experiência nenhuma, mas acabei aprendendo muito durante esse processo e no final me tornei um profissional melhor;
- A forma que eu achei para solucionar o meu problema financeiro foi, participar de um projeto voltado para técnicos em agropecuária recém formados, foi uma escolha que eu tomei sabendo das frustações que iria passar durante esse processo, mas no final consegui me manter na minha faculdade e adquirir muita experiência.
Apenas três atitudes que me ajudaria no início dessa jornada seria: se cobrar menos, aprender a lidar com pessoas racistas e conseguir administrar melhor o tempo gasto com as atividades.