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O eixo Y do ângulo que determina sua direção?

Desculpe a dúvida besta, porém não entendi o motivo de 90 graus ser para direita e não para cima. Já que é um ângulo reto, devo me basear sempre no eixo dar ordenadas?

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Alguém poderia me ajudar?

Olá, tudo bem?

Desculpe pela demora em lhe retornar.

E, sim: você está correto! Para o Scratch, nós vamos nos basear no eixo positivo das ordenadas. Na própria wiki do Scratch temos a página sobre as direções, e podemos notar o seguinte: os 0º estão no eixo positivo das ordenadas, e os ângulos tomam base a partir dele.

Aqui está um exemplo de como o Scratch mostra os ângulos:

Imagem das direções no Scratch, mostrando um círculo com os ângulos positivos e negativos de 0, 45, 90, 135 e 180.

E, no editor está desta forma (com o ângulo de 135º, por exemplo):

Recorte de captura de tela do editor "Scratch", onde o ângul de 135º está à mostra.

Portanto, não se preocupe ao confudir, pois é do próprio sistema de edição. Eles optaram por manter assim porque aparenta ser mais fácil iniciar do 0 e ir em sentido horário, como um reloginho.

Abraços e tenha um bom aprendizado!

Caso tenha mais dúvidas, não hesite em perguntar no fórum. Estamos à disposição. :)

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