Desculpe a dúvida besta, porém não entendi o motivo de 90 graus ser para direita e não para cima. Já que é um ângulo reto, devo me basear sempre no eixo dar ordenadas?
Desculpe a dúvida besta, porém não entendi o motivo de 90 graus ser para direita e não para cima. Já que é um ângulo reto, devo me basear sempre no eixo dar ordenadas?
Alguém poderia me ajudar?
Olá, tudo bem?
Desculpe pela demora em lhe retornar.
E, sim: você está correto! Para o Scratch, nós vamos nos basear no eixo positivo das ordenadas. Na própria wiki do Scratch temos a página sobre as direções, e podemos notar o seguinte: os 0º estão no eixo positivo das ordenadas, e os ângulos tomam base a partir dele.
Aqui está um exemplo de como o Scratch mostra os ângulos:
E, no editor está desta forma (com o ângulo de 135º, por exemplo):
Portanto, não se preocupe ao confudir, pois é do próprio sistema de edição. Eles optaram por manter assim porque aparenta ser mais fácil iniciar do 0 e ir em sentido horário, como um reloginho.
Abraços e tenha um bom aprendizado!
Caso tenha mais dúvidas, não hesite em perguntar no fórum. Estamos à disposição. :)