Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O Driver precisa ficar no diretório raiz do projeto?

Boa Noite

Seguindo o exemplo das aulas o professor, ele adiciona o driver do banco de dados na raiz do projeto e em seguida ele adiciona no Class Path. Enfim, eu fiz um teste em um projeto web que uso o driver da oracle (nesse projeto não uso maven) o driver ja estava adicionado ao class path, e eu exclui esse driver da pasta raiz, e apareceu um ícone de exclamação vermelha no ícone do meu projeto e apareceu dois erros, mas a conexão funcionou normalmente. O que eu queria saber é: Oq isso acarreta? Eu posso tirar o driver da pasta raiz do projeto sem que haja problemas futuros?

Grato desde já! =D

5 respostas

Olá Tiago,

O driver não precisa estar na pasta raiz. No mundo Java, em geral ele fica num diretório "lib" (de libraries, ou seja, bibliotecas) mas é apenas nomenclatura para faciltar organização de arquivos, isto é, poderia estar em outro local.

Provavelmente o ícone de exclamação vermelho apareceu por conta que a IDE que você está usando (talvez o Eclipse, não?) estava olhando aquela referência que você removeu.

Contudo, como você não excluiu a referência ao driver do Classpath, ela foi usada como caminho ao driver do Oracle, logo o código funcionou.

Ficou claro? Ou não cobri algum ponto?

Abraço!

Eae Rafael, Isso estou usando eclipse! Vc foi bem claro sim, e deu um erro sobre referência mesmo cara, não e me lembro agr e e não estou no PC para testar, mas não entendi a parte que o eclipse estava "olhando" para aquela referencia, quer dizer, mesmo com o driver adicionado ao classpath o eclipse estava usando o driver que estava na pasta raiz ?

solução!

Exatamente, Tiago.

Às vezes o Eclipse se perde um pouco, rs.

Nestes casos, clique com o botão direito no projeto e pede pra ele fazer um update no projeto (ou selecione o projeto e dê F5).

Talvez isso resolva a exclamação vermelha.

Depois diz aí se funcionou.

Abraço!

Haha ok Rafael, enfim, sanou minha dúvida, depois testarei isso no eclipse, muito obrigado cara =D

De nada, Tiago.

Se ao testar isso resolver, assinala o tópico como resolvido, por favor.

Assim, se alguém tiver o mesmo problema que você no futuro, pode ver esse tópico e usar a mesma solução.

Abraço!