Professor,
Segui a aula mas o dhcp só funcionou quando eu trunkei a porta no swt A. Deveria me preocupar? Não funcionou quando a porta não estava trunkada. Não seguiu o DTP...
Professor,
Segui a aula mas o dhcp só funcionou quando eu trunkei a porta no swt A. Deveria me preocupar? Não funcionou quando a porta não estava trunkada. Não seguiu o DTP...
Olá, Nicolas!
Deixa explicar um pouco sobre isso. O protocolo DTP (Dynamic Trunking Protocol) é responsável por negociar automaticamente se uma porta será trunk ou access. No entanto, em alguns casos, como o seu, pode ser necessário forçar a porta a ser trunk para que o DHCP funcione corretamente.
Isso acontece porque, em um cenário com VLANs, o DHCP precisa saber para qual VLAN ele deve fornecer endereços IP. Quando a porta é configurada como trunk, ela permite o tráfego de várias VLANs, então o DHCP consegue distinguir para qual VLAN ele deve fornecer os endereços.
No seu caso, quando a porta não estava trunkada, o DHCP pode ter tido dificuldades para fornecer endereços IP para as VLANs corretas, por isso não funcionou corretamente.
Então, respondendo à sua pergunta: não, você não precisa se preocupar. A necessidade de trunkar a porta para que o DHCP funcione corretamente é normal em alguns cenários e não indica um problema na sua rede.
Bons estudos!