A jornada de Lucas inicia-se com a indagação fundamental: Quem sou eu? Ao se questionar, é imperativo que ele reconheça que sua identidade não se resume apenas à paixão pela tecnologia, mas se estende à sua essência como ser humano.
Quem sou eu?: Lucas é um profissional apaixonado, reflexivo e inquieto, que busca compreender não só suas habilidades técnicas, mas, sobretudo, os valores e sentimentos que o impulsionam. Nesse processo, o autoconhecimento torna-se a base para responder também às perguntas: O que eu quero fazer?: Deseja construir uma trajetória que vá além da mera execução de tarefas, almejando um impacto transformador que reverbere tanto em sua vida pessoal quanto na organização em que atua. Onde eu agrego valor?: Ele agrega valor ao transformar a tecnologia em uma ferramenta de mudança, unindo criatividade, eficiência e inovação, para promover melhorias significativas na sociedade. Como posso alinhar meu propósito profissional com a minha vida pessoal?: A resposta reside em integrar as aspirações pessoais aos objetivos de carreira, permitindo que as escolhas diárias se harmonizem com o que se vive no íntimo. Essas reflexões, essenciais para quem busca uma existência coerente, remetem à ideia de que o propósito é fruto da autoconsciência e do alinhamento entre o ser e o fazer – algo que, como Machado de Assis sutilmente revelaria, exige uma leitura atenta das nuances do coração e da mente.
- Perspectivas Futuras: Visualizando o Amanhã Após a introspecção, Lucas se vê compelido a projetar seu futuro, respondendo a perguntas que delineiam o caminho a ser trilhado:
Onde eu quero chegar?: A aspiração de Lucas é alcançar uma posição onde possa exercer liderança e inovação, transformando desafios em oportunidades e sendo referência tanto técnica quanto humana. O que preciso melhorar ou evoluir?: É imprescindível que ele identifique lacunas, tanto em suas competências técnicas quanto na capacidade de gestão de suas emoções e relações interpessoais. Cheguei a esse pensamento pois a visão de futuro é um componente crucial para manter a chama da motivação acesa. Sem ela, o trabalho diário corre o risco de se transformar numa mera rotina mecânica, desprovida de significado e potencial de transformação.
- A Motivação: Descobrindo o Que Nos Move No cerne da reflexão, Lucas se depara com as perguntas que investigam suas fontes de motivação e paixão:
O que me faz perder a noção do tempo?: Atividades que envolvem desafios criativos e soluções inovadoras, onde a tecnologia se torna a ponte entre o sonho e a realidade, despertam nele um estado de fluxo, onde o tempo parece se dissolver. Quais são meus valores? O que me motiva? Quando me sinto realizado?: Seus valores intrínsecos – como a busca pela excelência, a integridade e o compromisso com o bem comum – são os faróis que iluminam seu percurso, fazendo com que a realização pessoal esteja atrelada à capacidade de impactar positivamente o mundo ao seu redor. Quais os meus talentos? O que eu tenho prazer em fazer?: Lucas descobre, através da reflexão e da experiência, que sua habilidade em solucionar problemas complexos e inovar no desenvolvimento tecnológico é, sem sombra de dúvida, um dos seus maiores talentos. Tal análise é crucial, pois, ao identificar suas fontes de prazer e de talento, ele passa a reconhecer que o verdadeiro propósito não se constrói apenas a partir do que se faz, mas do sentimento de completude que cada ação proporciona.
- A Inspiração: Aprendendo com os Modelos Outra etapa indispensável é a identificação das pessoas que servem de referência e que despertam nele a vontade de ser melhor.
O que essas pessoas fazem que eu mais gosto? O que essas pessoas fazem que me inspiram?: Elas demonstram coragem para inovar, integridade em suas ações e a capacidade de transformar adversidades em oportunidades, atributos que Lucas almeja incorporar em sua própria jornada. Por que eu me inspiro nelas? Por que eu vejo nelas um exemplo a ser seguido ou um padrão de inspiração? Por que eu admiro tanto essa(s) pessoa(s)?: A inspiração brota da identificação com os valores e atitudes dessas pessoas, que, assim como ele, desafiam o status quo e buscam constantemente a excelência e o impacto social, formando um modelo inspirador que transcende o ambiente profissional. O olhar atento a esses modelos não só fornece diretrizes práticas, mas também infunde a coragem necessária para trilhar um caminho menos convencional, onde a inovação e a integridade caminham lado a lado.
- O Ikigai: A Confluência de Paixão, Missão, Profissão e Vocação A busca de Lucas por um propósito mais abrangente o levou a descobrir o conceito do ikigai, conforme explorado no livro “Ikigai: o segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz”. Esse conceito propõe a união dos seguintes elementos: