Me matriculei no curso e logo de início vi a criação de código em C#. Preciso estudar asp.net. Alguém poderia me esclarecer isso?
Me matriculei no curso e logo de início vi a criação de código em C#. Preciso estudar asp.net. Alguém poderia me esclarecer isso?
Olá, Gustavo. Tudo bem?
Deve estar tendo uma pequena confusão aqui.
O ASP.NET é um Framework, ou seja, uma abstração de códigos comuns que te auxilia no desenvolvimento de sistemas.
Ou seja, o que você viu esta correto. Você utilizara o framework ASP.NET com a linguagem C#. Você também poderia utilizar o framework com F# ou Vb.NET.
Pense assim, da mesma forma que o Ruby on Rails é um framework para Ruby, o ASP.NET pode ser um framework para C#.
Ficou mais claro agora?
Bons estudos.
Att., Cristina Silva
Olá Cristina, Mas a linguagem ASP, ainda existe? Se eu quiser programar em ASP, ainda está disponível a linguagem?
Olá, Gustavo. Tudo bem?
Da mesma forma o ASP Clássico é um framework, não uma linguagem. Você pode utilizar com VBScript, por exemplo, mas tambem é possivel fazer isso com outras linguagens.
Apesar do ASP Clássico ter caído em desuso, teoricamente nada te impede de utilizar o framework para dar manutenção a algum sistema legado, por exemplo. Mas não espere novidades ou correções, não existe mais suporte oficial para ASP clássico, o desenvolvimento foi descontinuado e sua última versão estável é do ano 2000.
Opinião pessoal: não faça isso. Para projetos modernos utilize ASP.NET ou qualquer outra tecnologia moderna, estável e evoluindo.
Att., Cristina Silva
Muito interessante a pergunta.
O ASP.NET é uma plataforma de desenvolvimento Web inventada pela Microsoft. Para programar no ASP.NET você utiliza uma linguagem que faça parte do framework .NET, então você pode trabalhar com ASP.NET programando em VB.NET ou programando com C#
Já o ASP (sem o .NET) pode fazer referência ao que hoje se chama ASP clássico (ASP 3.0) Essa é uma linguagem que deixou de existir faz uns 15 anos, foi substituída pelo ASP.NET. Apesar de extinta, ainda tem gente que trabalha com isso. Eu ainda trabalho com isso para dar manutenção em sites. Por razões de custo, nem sempre um cliente atualiza um site destes para uma linguagem mais atual.
Também existe o chamado ASP.NET MVC, que é o ASP.NET seguindo a arquitetura MVC. O MVC é um padrão muito utilizado em desenvolvimento Web.
No passado, para quem queria migrar do ASP clássico para o ASP.NET, o caminho mais curto era estudar o VB.NET primeiro.
Hoje em dia o mais comum é estudar C#, para depois fazer ASP.NET com MVC. Você vai ter uma experiência melhor se acrescentar outros cursos, como Entity Framework, Linq e banco de dados
Olá, Gustavo. Tudo bem?
Sua duvida foi sanada? Se sim, nos deixe saber para ficar como referência para os demais estudantes.